Como engajar o público através dos Stories do Instagram

As redes sociais mudam rapidamente e o que era tendência num ano, no outro ano já virou ultrapassado. Em 2019, os Stories do Instagram são, definitivamente, o ponto alto das redes sociais. É importante saber como utilizá-los para divulgar a sua marca, vender através deles, e, mais do que isso, engajar o seu público com as postagens.

Criamos 3 dicas importantes que podem ser colocadas em prática facilmente:

Bastidores

Aproveite o recurso dos Stories para mostrar os bastidores do seu negócio: uma festinha de aniversário na loja, um novo colega na empresa, um almoço com clientes… essas coisas não precisam virar um post de Instagram e Face, mas podem facilmente ser postados nos Stories, no mesmo momento em que acontecem. O seu público tem interesse em conhecer quem está por trás da marca, quem se envolve na criação do seu produto/serviço, entre outras curiosidades. Mostre que você está mantendo o seu cliente informado. Use os Stories para isso!

Enquetes/Perguntas

Aquele recurso de criar enquetes ou então de fazer perguntas (e definir as duas respostas possíveis ou então deixar aberto à respostas livres) costuma gerar muita interação. E quando a pessoa participa de um dos seus Stories respondendo a algo interessante, ela tende a receber seus Stories primeiro nos outros dias (já que o Instagram entende que ela se interessa pelo seu perfil). As enquetes podem ser bem simples, mas precisam ser relacionadas à sua área. Por exemplo: lojistas de roupas podem criar enquetes para entender o que os consumidores querem vestir nesse inverno, o que acham de determinada tendência, de que peça de roupa não abrem mão… Restaurantes, por exemplo, podem criar perguntas para entender que prato os leitores gostariam de ver na promoção.

Reposts

Responda a todas as suas menções. Toda vez que alguém marcar sua marca, responda ou curta a postagem do cliente. Se possível, reposte. Mostre que você está acompanhando o que as pessoas postam sobre a sua marca e valorize esses clientes, para que eles sigam com esse engajamento. Tem um salão de beleza? Toda vez que puder postar uma cliente após o tratamento, poste e marque ela nos seus Stories. E toda vez que ela postar uma selfie e marcar o seu salão, responda ou reposte! Muitas marcas usam o artifício dos “destaques dos Stories” para criar pastas. Por exemplo, pasta “clientes”, onde são salvas todas as fotos de clientes que passaram pelo salão. Esse recurso pode ser a sua melhor propaganda: pessoas reais mostrando que estão satisfeitas com o serviço que você oferece!

Se interessou por esse assunto? Leia de novo Como usar o Instagram como aliado da empresa, aqui.