6 características do bom empreendedor

Todo dia é um desafio para quem empreende. Listamos seis características essenciais para quem tem negócio próprio e precisa de uma ajuda para que esses desafios sejam superados dia a dia.

1 – Tenha vontade. Ninguém mais vai ter o ânimo que você tem pelo seu negócio. E é só você que precisa se entusiasmar com ele. Não deixe os dias difíceis te desanimarem, lembre-se que eles ocorrem para todo empreendedor. Lembre-se do seu propósito.

2 – Seja flexível. Esteja atento às mudanças e saiba se adaptar às situações e às pessoas. O atendimento ao cliente vai ser, provavelmente, a área que mais vai te exigir paciência. Leia de novo nosso textos sobre Como transformar clientes difíceis em clientes satisfeitos.

3 – Seja resiliente. Quando as coisas derem errado (e vai ter dias que a sensação é de que tudo está dando errado), respire e tente resolver. Manter a calma no trabalho é essencial, independentemente da área. Veja mais dicas para manter tudo sob controle.

4 – Não pare no tempo. Você se formou e fez os cursos necessários para a função que está desempenhando agora. Ótimo. Mas todo ano novas coisas vão surgir, novas tendências precisarão ser acompanhadas… esteja aberto para continuar estudando e aprendendo sempre.

5 – Seja organizado. E mantenha os gastos sob controle. Saiba como diminuir os custos da sua empresa em nosso artigo recente.

6 – Tenha uma boa rede de contatos. Participe de grupos, clubes, instituições e eventos, sempre pensando em aumentar o seu networking. Quanto mais pessoas você tiver relações, mais chances de fechar negócios. Aproveite para conhecer o HUB de Eventos da CDL Caxias, que conecta e indica empresas do segmento de eventos para facilitar ainda mais o seu dia.