Como motivar a sua equipe de vendas em negócios com grandes fluxos de tarefas

Por mais apaixonado pela profissão que alguém possa ser, não há quem consiga evitar o estresse quando o fluxo de tarefas é muito grande e a equipe não está preparada. Ou ainda: os funcionários podem até ter sido muito bem preparados, qualificados e estarem acostumados a lidar com este tipo de situação. Contudo, eles não se sentem motivados dentro da equipe. O resultado? As tarefas são cumpridas, mas nem sempre da forma correta e nem sempre dentro do prazo. As pessoas podem até saber como fazer seu trabalho, mas não se sentem motivadas a fazê-lo de uma forma ágil e eficiente.

No setor de vendas, não é diferente. Ter uma equipe de colaboradores qualificados no seu negócio já não é suficiente: é preciso saber como manter esses vendedores e profissionais motivados, felizes em trabalhar uns com os outros e com a profissão que escolheram.

Portanto, uma dica que pode parecer clichê, mas que precisa ser aplicada de maneira correta para gerar resultados é: estabeleça metas! Entretanto, estabeleça também parâmetros para estas metas:

  • o que fazer?
  • quais os resultados a serem alcançados?
  • qual o período para atingi-los?
  • quais as etapas necessárias para alcançá-los?

Elas podem ser diárias, semanais, mensais… Todavia, é importante que não sejam somente metas relacionadas às vendas. Prospectar e negociar são ações essenciais e, por isso, também devem ter objetivos claros relacionados a elas.

Ninguém gosta daquelas reuniões que poderiam ter sido e-mails, não é mesmo? A verdade é que muitas pessoas já relacionam a palavra “reunião” com algo tedioso e desnecessário, contudo, realizar reuniões frequentes com a sua equipe de vendas pode ser um ótimo jeito de mantê-la engajada e motivada. O importante, claro, é que elas não sejam desnecessárias. Nessas reuniões (chame de outro nome, se precisar), é preciso explanar as próximas metas, mas sem deixar de dar retorno aos colaboradores sobre as metas anteriores e sobre todo o trabalho desenvolvido por eles. Críticas construtivas são importantes, mas muitos líderes esquecem que elogios – a quem merece, e na frente de todos – também são. Outro detalhe que não pode ser esquecido: não são somente os líderes que devem falar, mas os colaboradores também!

A qualificação das pessoas é analisada no momento da contratação. A experiência traz mais conhecimento, e treinamentos motivam. Por isso, promova capacitações para a sua equipe. Não porque ela não é qualificada, mas porque nada é tão bom que não possa melhorar! A motivação para vender surge da segurança trazida por essas capacitações e treinamentos aos vendedores. Como resultado, as vendas se tornam mais eficientes e assertivas.

Com pequenas mudanças no seu negócio, que tornem a rotina da equipe de vendas mais leve dinâmica, a motivação será uma consequência, e o sucesso nas vendas, também.

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