Quais são os atuais desafios do varejo e as perspectivas para 2020

3 minutos para ler

O principal desafio do varejo é aquele enfrentado por todos nos dias atuais: as mudanças. Não apenas conforme as viradas de ano chegam, os meses passam e as semanas acontecem. São mudanças diárias, e que ocorrem também a cada hora, a cada minuto. O mundo está mudando cada vez mais e cada vez mais rápido. Como acompanhar? Como estar à frente? É um desafio e tanto.

O mundo muda, sim, e o pior erro que é se lamentar por isso. As diferenças e conflitos entre as gerações, desafio que é resultado destas mudanças rápidas e constantes, precisam ser vistos não como um problema, mas como uma solução. No mundo atual, vida profissional e pessoal estão cada vez mais unidas. A nova geração quer encontrar no trabalho não somente estabilidade financeira, mas também um propósito, conforme aquilo que acredita.

Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avaliou o comportamento e as crenças quanto a vida profissional e expectativas para o futuro de jovens com idades entre 18 e 24 anos, nascidos dentro da chamada Geração Z. O resultado? Eles acreditam que o significado de sucesso profissional não é medido por um alto salário. Para esse público, trabalhar com o que gosta (42%), equilibrar trabalho e vida pessoal (39%) e ser reconhecido pelo que faz (32%) são aspectos mais importantes que ganhar bem (31%). Ao refletirem sobre os valores e habilidades necessários a um bom profissional, esses jovens acreditam que dedicação (43%), capacidade de diálogo e trabalho em equipe (40%), foco no trabalho (36%), ser paciente (35%) e fazer sempre o melhor (31%) são diferenciais.

Powered by Rock Convert

Ou seja, motivação e liderança são palavras-chave quando se fala em desafios para o varejo. Equilíbrio é outra. A gentileza, claro, não poderia deixar de aparecer por aqui. Ela ainda é a chave e o segredo para lidar com o público-alvo – e com qualquer pessoa, na verdade. Portanto, profissional do varejo, lembre-se: o cliente jamais é o problema, mas a solução, tendo ele nascido neste século ou no outro.

Para o empreendedor que não está conseguindo acompanhar todas estas mudanças da nova geração, calma: o tempo passa rápido, mas ainda há muito para se viver. Pensar que não há mais tempo para novos conhecimentos é o maior erro que alguém pode cometer. Uma citação de Dado Schneider, palestrante já trazido pela CDL Caxias para conversar de perto com os associados, mestre e doutor em Comunicação, resume bem esta questão. “Nós já estamos na segunda metade da segunda década do século que não vivemos. Se alguém continua pensando e agindo da mesma forma que anos atrás, esse alguém já está morto e ainda não sabe.”

Para 2020, portanto, as perspectivas continuam sendo de mudanças. Difícil estipular números e dados concretos ainda em 2019, justamente porque tudo pode mudar em questão de minutos. Contudo, há aquilo que é certo para este novo ano que chega: ousar é preciso, e arriscar (com pesquisa e estratégia) é vital.

Você também pode gostar

Deixe um comentário