Como cobrar um cliente inadimplente? Aprenda 5 formas aqui!

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Para obter produtividade e alcançar o sucesso dentro do mercado, os empreendedores devem buscar constantemente estratégias e ferramentas que possam estimular o rendimento da empresa. Para isso, um dos departamentos que deve ser bastante trabalhado é o setor financeiro. Isso porque ele é responsável por gerir e cuidar de todos os investimentos e gastos da empresa. Caso não haja uma gestão eficiente, o negócio pode perder muitas oportunidades de crescimento e até mesmo entrar em falência.

A esse respeito, são vários fatores que podem prejudicar o andamento financeiro de uma corporação. Um deles está relacionado à quantidade de clientes inadimplentes que você tem. Muitas vezes, os gestores não sabem como lidar com essa situação e acabam por perder lucros no negócio, que se é acometido em grandes proporções pode degradar a base financeira da instituição e comprometer todas as atividades de desenvolvimento da empresa, bem como a motivação dos colaboradores.

Por isso, uma das habilidades essenciais para lidar com essa situação é saber como cobrar um cliente. Caso você ainda não tenha uma noção bem afirmada sobre esse tema, preparamos este artigo contendo 5 meios para você realizar essa tarefa. Acompanhe!

1. SMS

A primeira opção que podemos citar como forma de cobrar um cliente inadimplente é por meio do recurso de SMS. Essa ferramenta permite mandar um comunicado sobre as pendências do consumidor direto na caixa de mensagens do seu smartphone. Assim, aumentam-se as chances dele visualizar o comunicado e entrar em contato com a empresa.

2. WhatsApp

Nos dias atuais, as empresas estão cada vez mais conectadas com seus consumidores. Desse modo, a utilização de vários canais comunicativos são uma boa forma de obter um contato mais eficiente com os potenciais clientes. Nesse panorama, uma das principais ferramentas de relacionamento com o cliente é o WhatsApp. Esse recurso não só pode ser usado para trazer o cliente até a sua empresa, como também servir de canal para efetuar uma cobrança, o que garante uma interação mais amistosa com os seus consumidores.

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3. Cobrança por telefone

As cobranças por telefone são as mais antigas e populares formas de entrar em contato com um consumidor inadimplente. Embora seja um dos métodos mais tradicionais de cobrança, tem uma grande eficiência por isso, é um dos recursos mais utilizados na atualidade. Com essa forma de comunicação é possível ter um contato mais efetivo, pois o cliente conversa diretamente com um consultor da empresa, aumentando as chances de entrar em um acordo.

4. Judicial

Esse meio de cobrança é normalmente recorrido quando não houve como entrar em um acordo com o cliente. Para isso, a empresa deve ter provas concretas de que o consumidor não cumpriu com a sua parte no acordo, podendo ser conversas por e-mail, notas fiscais ou ordem de compra. Todas as provas devem ser atestadas na justiça para comprovar que a relação comercial existiu e esperar as providências cabíveis.

5. Carta cobrança

Por fim, temos também as famosas cartas de cobrança. Esse meio de comunicar com o cliente inadimplente consiste em um documento preparado pela empresa dispondo das informações de pendências do consumidor. A carta é mandada via correio direto na correspondência do cliente. Assim, aumentam-se as chances do consumidor visualizar o seu estado de falta com a instituição e procurar entrar em contato para regulamentar sua situação.

Portanto, essas foram as principais formas de como cobrar um cliente inadimplente. Vale ressaltar a importância da empresa conhecer bem o Código de Defesa do Consumidor para realizar uma cobrança dentro dos preceitos legais e manter a relação saudável com o seu público.

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