Como cobrar um cliente inadimplente? Aprenda 6 formas aqui!

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Para obter produtividade e alcançar o sucesso dentro do mercado, é preciso buscar constantemente estratégias e ferramentas que possam estimular o rendimento da empresa. Para isso, um dos departamentos que deve ser bastante trabalhado é o setor financeiro e o de cobrança. Isso porque ele é responsável por gerir e cuidar de todos os investimentos e gastos da empresa.

Caso não haja uma gestão eficiente, o negócio pode perder muitas oportunidades de crescimento e até mesmo entrar em falência. A esse respeito, são vários fatores que podem prejudicar o andamento financeiro de uma corporação. Um deles está relacionado à quantidade de clientes inadimplentes que você tem. Muitas vezes, é difícil saber como lidar com essa situação. Além disso, a inadimplência pode degradar a base financeira da empresa e comprometer todas as atividades de desenvolvimento, bem como acabar com a motivação dos colaboradores.

Por isso, uma das habilidades essenciais para lidar com essa situação é saber como cobrar um cliente. Caso você ainda não tenha uma noção bem afirmada sobre esse tema, preparamos este artigo contendo dicas de como realizar essa tarefa. Acompanhe!

Quais os maiores desafios de cobrar os clientes inadimplentes?

Compreender quais são os desafios que podem ser encontrados para fazer a cobrança de inadimplentes é um passo essencial para se dar bem com essa atividade e evitar ter problemas. Entre as principais adversidades, podemos citar:

  • dificuldade de adotar uma abordagem adequada e manter o relacionamento com o consumidor;
  • variedade de casos, o que demanda entendimento por meio de dados;
  • legislação que pode ser rígida e apresentar questões desafiadoras;
  • escolha de canais de comunicação para fazer as cobranças;
  • acompanhamento do nível de inadimplência.

Todos esses fatores tendem a gerar dificuldades para a empresa e, ao saber como lidar com eles, as chances de ter sucesso são bem maiores.

Quais os motivos mais comuns pelos quais eles podem deixar de pagar?

Existem diferentes situações que levam um cliente a ficar inadimplente e não pagar as dívidas que tem com a sua empresa. Por exemplo, você pode ter um consumidor fiel que, por algum motivo, está passando por dificuldades financeiras e precisará de mais tempo.

Já outros podem adotar um comportamento inadequado para se aproveitar da possibilidade de crédito, agindo, portanto, com má-fé para tirar vantagem. Nesses casos, contar com banco de dados, como o SPC, pode ser uma boa alternativa para evitar danos à empresa.

Também tem aqueles clientes esquecidos, que não contam com uma boa organização financeira e acabam deixando as contas atrasarem. Todas essas situações são contornáveis e vamos explicar práticas para te ajudar. Mas antes, que tal conhecer os canais que podem ser usados para cobrança?

Quais canais para usar clientes inadimplentes?

Existem diversos canais que permitem a cobrança de clientes inadimplentes e asseguram melhores resultados para o seu negócio. Conhecê-los é mais um passo para melhorar a gestão financeira e ter sucesso nas cobranças.

SMS

A primeira opção que podemos citar como forma de cobrar um cliente inadimplente é por meio do recurso de SMS.

Essa ferramenta permite mandar um comunicado sobre as pendências do consumidor direto na caixa de mensagens do seu smartphone. Assim, aumentam-se as chances dele visualizar o comunicado e entrar em contato com a empresa.

WhatsApp

Nos dias atuais, as empresas estão cada vez mais conectadas com seus consumidores. Desse modo, a utilização de vários canais comunicativos é uma boa forma de obter um contato mais eficiente com os potenciais clientes.

Nesse panorama, uma das principais ferramentas de relacionamento com o cliente é o WhatsApp. Esse recurso não só pode ser usado para trazer o cliente até a sua empresa, como também servir de canal para efetuar uma cobrança, o que garante uma interação mais amistosa com os seus consumidores.

Cobrança por telefone

As cobranças por telefone são as mais antigas e populares formas de entrar em contato com um consumidor inadimplente. Embora seja um dos métodos mais tradicionais de cobrança, tem uma grande eficiência, por isso, é um dos recursos mais utilizados na atualidade.

Com essa forma de comunicação é possível ter um contato mais efetivo, pois o cliente conversa diretamente com um consultor da empresa, aumentando as chances de entrar em um acordo.

Judicial

Esse meio de cobrança é normalmente recorrido quando não há como entrar em um acordo com o cliente. Para isso, a empresa deve ter provas concretas de que o consumidor não cumpriu com a sua parte no acordo, podendo ser conversas por e-mail, notas fiscais ou ordem de compra.

Todas as provas devem ser atestadas na justiça para comprovar que a relação comercial existiu e esperar as providências cabíveis.

Carta cobrança

Por fim, temos também as famosas cartas de cobrança. Esse meio de comunicar com o cliente inadimplente consiste em um documento preparado pela empresa dispondo das informações de pendências do consumidor.

A carta é mandada via correio direto na correspondência do cliente. Assim, aumentam-se as chances do consumidor visualizar o seu estado de falta com a instituição e procurar entrar em contato para regulamentar sua situação.

Quais dicas mais gerais que podem ajudar a receber dos clientes inadimplentes?

Existem diversas formas que podem ser utilizadas para garantir mais eficiência na hora de cobrar um cliente inadimplente. Explicamos mais sobre como você pode usá-las na sua empresa, a seguir.

1. Ouça as justificativas com atenção

Como você viu anteriormente, um cliente pode ter diversas justificativas para não pagar a sua conta. Por isso, é importante ouvi-lo com atenção e buscar uma solução que seja adequada para ambos.

Assim, você assegura que vai manter os bons clientes que estão passando por dificuldades financeiras ao mesmo tempo que evita oferecer crédito para quem está agindo com o intuito de não pagá-lo no futuro.

2. Tenha atenção ao tom de voz

Fazer cobranças aos clientes pode trazer desafios emocionais na sua gestão. Por isso, é preciso manter a cabeça no lugar e agir com o racional para evitar problemas maiores para o seu negócio.

Desse modo, quando for realizar a cobrança de quem te deve, mantenha um tom de voz adequado. Além disso, nunca faça cobranças em público. Uma alternativa é buscar suporte de empresas que são especializadas em cobrar clientes inadimplentes.

3. Mantenha a calma

Como mencionado, a inadimplência pode trazer muita irritação e complicar a comunicação com o cliente que está devendo. Porém, é crucial manter a calma para não enfrentar situações ainda mais desafiadoras no gerenciamento da sua empresa.

Nesse sentido, caso você tenha orçamento, pode ser interessante montar um time preparado para lidar com esse tipo de situação ou fazer a terceirização da área de cobrança de inadimplentes.

4. Facilite o pagamento

Sempre que possível, é interessante oferecer aos clientes formas de pagamento flexíveis. Por exemplo, você pode adotar um parcelamento da dívida, afinal, sem ele, pode ser que nunca venha a receber. Ainda é possível oferecer uma extensão de prazos, pois esse cuidado pode ajudar quem está em uma situação repentina e desfavorável.

Vale também adotar uma postura aberta para a negociação, principalmente para indivíduos que já são clientes fidelizados. Esse cuidado pode gerar acordos interessantes para ambas as partes.

5. Otimize seus canais de comunicação

Por fim, vale adotar maneiras de otimizar os canais de comunicação com os clientes. Você viu anteriormente quais são os principais utilizados no processo de cobrança. Agora, pode adicionar táticas para melhorar a eficiência deles.

Por exemplo, adotar uma comunicação adequada para cada estágio da cobrança é uma forma de melhorar os resultados. Além disso, conhecer o perfil do cliente vai auxiliar a utilizar o canal mais apropriado.

6. Envie lembretes

Existem clientes que acabam esquecendo de fazer o pagamento das contas. Por isso, o envio de lembretes pode ser uma ótima maneira de reduzir o nível de inadimplência do seu negócio.

Para isso, existem diversos softwares que podem ajudar nessa tarefa. Inclusive, há sistemas que fazem o encaminhamento automático dessas mensagens um pouco antes de vencer e após o vencimento. Esse cuidado vai melhorar os resultados e reduzir o número de clientes devedores.

O que pode ajudar para que a inadimplência de clientes não aconteça?

Existem diversas ações que podem ajudar a sua empresa a evitar clientes inadimplentes e, consequentemente, melhorar a gestão financeira e de risco do negócio, como:

  • tenha uma política de crédito adequada;
  • defina termos claros para as negociações;
  • adote uma comunicação eficaz;
  • utilize os Serviços de Proteção ao Crédito;
  •  tenha uma análise de crédito rígida e eficiente;
  • diversifique as opções de pagamento oferecidas;
  • incentive o pagamento à vista por meio de descontos.

Essas práticas podem ser úteis na hora de manter o financeiro do negócio em dia e evitar clientes que têm propensão a não te pagar.

Portanto, essas foram as principais formas de como fazer a cobrança de um cliente inadimplente. Vale ressaltar a importância da empresa conhecer bem o Código de Defesa do Consumidor para realizar uma cobrança dentro dos preceitos legais e manter a relação saudável com o seu público.

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