Intenção de compras dos caxienses para a Páscoa tem queda de 27%, aponta pesquisa da CDL Caxias do Sul
Quase 30% dos caxienses estão dispostos a gastar menos nesta Páscoa. Apesar disso, 46% da população pretende presentear na época mais doce do ano. É o que aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul. A amostragem, com 402 pessoas (65% do sexo feminino), ocorreu de 19 a 25 de março, sendo que 46,5% do levantamento foi realizado na rua e 53,5% por telefone (devido ao isolamento social).
De acordo com os dados coletados, 45% acreditam que o novo Coronavírus (Covid-19) prejudicou o clima de Páscoa e 63% afirmam que a pandemia irá afetar as compras para o período. Entretanto, apesar da população estar disposta a gastar menos em decorrência da instabilidade do momento, o estudo mostra que os consumidores pretendem presentear mais em relação ao ano passado em quantidade de itens.
“Os números evidenciam que há um cuidado na hora de assumir dívidas. Porém, identificamos que, neste ano, ao invés de três presentes como a pesquisa apontou em 2019, o cliente quer investir em quatro, o que demonstra também atenção e carinho com os mais próximos, como forma de agrado, em especial neste período de isolamento social. Cerca de 30% dos presentes serão para filhos, enteados ou companheiros”, avalia o presidente da CDL Caxias, Renato S. Corso.
Média de Presentes e Ticket Médio | 2020 | 2019 |
Média de Presentes | 4 | 3 |
Ticket Médio por Consumidor | R$ 130,00 | R$ 159,00 |
Ticket Médio por Presente | R$ 32,50 | R$ 53,00 |
O ticket médio por pessoa deve ser de R$ 130 ou R$ 32,50 por presente, uma redução de R$ 19 frente ao ano anterior, o que era esperado, devido ao período de incertezas econômicas. A margem de erro pode ser flutuante, diante da mudança constante de cenário no país.
A pesquisa mostra que o chocolate segue sendo o preferido para 75% dos entrevistados.
O ranking é liderado pelos ovos (31%), bombons e/ou trufas (27%), seguidos das barras (19%).
Os produtos industrializados ainda são os favoritos para 54% da população caxiense.
Em reunião nesta segunda-feira (6), a Prefeitura Municipal autorizou a abertura das lojas que comercializam chocolates, especializadas ou não. A liberação é exclusiva para esta semana e os estabelecimentos poderão vender apenas o doce. Entretanto, os empreendimentos não poderão permitir a formação de filas (internas ou externas), assim como outras formas de aglomeração. As tele-entregas e o sistema take-away (pegue e leve) estão permitidos. As lojas também deverão respeitar todos os protocolos de higiene e ventilação e as recomendações previstas, como atuar com equipe reduzida e respeitar a distância interpessoal mínima, entre outras medidas destacadas no decreto municipal e estadual em vigor.
“Acreditamos que as vendas podem aumentar, em especial a partir desta terça-feira (7), dia de pagamento, e também por conta da liberação das lojas que comercializam chocolates. O caxiense de forma geral tem por hábito deixar suas compras sempre para a última hora. O que pedimos é que a população vá às compras em dias e horários alternados, para evitar a aglomeração, mantenha os cuidados de higiene e respeite as distâncias entre as pessoas”, sugere o presidente da CDL Caxias.
Renato S. Corso ainda dá um conselho aos empreendedores e a comunidade caxiense:
“Com a pesquisa, percebemos também que há dúvidas por parte do consumidor em onde adquirir os produtos. Por isso, nosso conselho aos lojistas é que informem as possibilidades e também trabalhem o clima da Páscoa nas mídias digitais, para que o cliente seja tocado pela data comemorativa. É um momento especial. Mesmo que os parentes não estejam todos reunidos, é importante celebrar em casa o amor e a união neste momento”, propõe.
A CDL Caxias do Sul encaminhou peças para divulgação da campanha promocional de Páscoa para os associados. O objetivo é incentivar o clima da data comemorativa e estimular a divulgação da época mais doce nos canais digitais.