Entidade de classe: descubra agora por que é tão importante!

entidade de classe
4 minutos para ler

Na Constituição Federal de 1988 está previsto, no artigo 5º, a liberdade de associação para fins lícitos. Com esse amparo legal que as entidades de classes são organizadas. Elas nada mais são que instituições que buscam defender os direitos e construir debates voltados ao público sobre determinados interesses. Você, por exemplo, já deve ter visto em matérias jornalísticas ou em audiências públicas da Câmara o pronunciamento de representantes de entidades de classe, como a CDL, que colocam em evidência os assuntos de interesse dos seus associados, bem como do segmento de comércio.

Por isso, elas representam uma grande importância dentro do universo de empreendedores, sendo fundamental entender como funcionam seus serviços. Neste artigo, para ajudá-lo a ter uma visão mais completa sobre esse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como funciona as entidades de classe?

Por meio de um registro em um órgão público competente, os representantes de uma determinada categoria comercial criam uma personalidade jurídica para unir forças em prol de objetivos comuns. Além do mais, é realizado vários tipos de atividades, como reuniões periódicas para haver um melhor diálogo entre os membros e definir os interesses e necessidades dos profissionais atendidos. Para que você tenha uma maior noção da importância das entidades de classe, confira agora as suas principais vantagens!

Acesso a produtos exclusivos

A primeira vantagem que podemos citar é o acesso a produtos exclusivos. Nesse sentido, vale mencionar que entre os serviços mais procurados pelos integrantes de uma entidade de classe, tem-se os planos de saúde para os associados. Pelo fato de a demanda ser alta, a entidade consegue proporcionar um preço bem mais atrativo que a média nos serviços médicos e odontológicos para os seus membros. Esse é um dos exemplos de serviços que são encontrados nessas entidades que fazem dela essencial para os profissionais.

Powered by Rock Convert

Facilidade de networking

Outro fato bastante positivo para o associado é que as entidades de classe, por reunir várias empresas regionais do mesmo segmento, permite estabelecer uma cultura de comunidade e parceria entre os filiados. Dessa forma, há a possibilidade de aproximar lojistas e negócios, tornando um ambiente propício ao compartilhamento de experiências, ensinamentos, estratégias e até mesmo propostas e negociações de serviços.

Assessoria jurídica

Uma das principais preocupações enfrentadas pelos administradores é a grande quantidade de burocracia, bem como a existência de várias leis que limitam as ações e direcionam como cada processo deve ser seguido. Já quando você é associado a uma entidade de classe, há uma maior simplificação desse cenário, já que elas oferecem suportes que auxiliam o empreendedor a manter seu negócio nos parâmetros legais. Dentre os suportes, faz parte os assuntos tributários, trabalhistas e empresariais.

Poder de negociação com o governo

É fato que um empresário sozinho dificilmente consegue obter sucesso ao solicitar um determinado serviço por parte do governo. Por esse motivo, as entidades de classe são bastante eficazes nessas questões, pois reúne a voz de muitos lojistas em prol de um objetivo comum. Isso permite elevar as chances de sucesso nas negociações públicas e, dessa forma, garantir que os anseios do grupo se tornem reais.

Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é e como funciona uma entidade de classe. Vale frisar que essa modalidade tem diferenças entre outros meios, como o sindicato, que visa lutar pelos direitos e qualidade de vida dos trabalhadores, bem como o conselho profissional, que regula e fiscaliza a atividade profissional.

Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida ou deseja destacar alguma informação? Então, deixe seu comentário no post!

Você também pode gostar

Deixe um comentário