Cobrança abusiva: o que é e como não fazer na sua empresa

cobrança abusiva
4 minutos para ler

Para assegurar o crescimento e sustentabilidade do negócio, é necessário considerar várias estratégias de gestão e investimento planejado de recursos. Além disso, outro fator bastante importante está ligado à saúde financeira do seu empreendimento. Nesse sentido, os gestores devem saber como lidar com os principais problemas que prejudicam os lucros de um negócio, como é o caso do aumento da taxa de inadimplência nas atividades de vendas.

Se esse impasse não é devidamente controlado, pode haver uma série de malefícios que vão dificultar o desenvolvimento da empresa, como a ocorrência de saldos negativos ao fim de cada mês. No entanto, muitos empresários, por não conhecerem as técnicas de interação com o cliente, cometem um grave erro que é a cobrança abusiva, o que pode tornar a situação ainda mais danosa à instituição.

Dessa forma, para ajudá-lo nesse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como não cometer esse erro em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é cobrança abusiva?

Como o próprio nome já sugere, a cobrança abusiva acontece quando a parte que detém o direito de receber um determinado crédito ou pendência utiliza de meios não legais para motivar o cliente a agir. Esses meios podem ser ligações excessivas, documentos de cobrança por correspondência que identifiquem na capa que o cliente está em débito com a empresa, divulgar a terceiros que o consumidor está em situação de inadimplência etc.

Dessa forma, convém dizer que embora a empresa possa ter algum sucesso ao realizar esses métodos de cobrança, não são atitudes recomendadas, pois podem gerar malefícios ao negócio, como o abalo da relação entre a empresa e o consumidor, bem como consequências legais devido ao acionamento judicial em busca de reparo. Nesse último caso, a corporação ainda pode ter que indenizar o cliente, ressarcir o dano causado e ter que pagar multas devido ao tipo de abuso que foi cometido.