Conheça 5 benefícios do certificado digital para a empresa

benefícios certificado digital
6 minutos para ler

Nos tempos de hoje, a busca pela praticidade e maior comodidade tem feito cada vez mais parte da rotina de pessoas e empresas. Nesse caso, o avanço da tecnologia tem contribuído bastante com a transformação de diversos processos em diferentes segmentos, especialmente o da informação e comunicação que tem facilitado a inclusão dessas ações na rotina dos empreendedores.  

Diante dessa busca incansável por mais praticidade, segurança e comodidade, surgiu o Certificado Digital — um documento eletrônico que pode ser usado como um RG virtual de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual, funcionando, assim, como uma assinatura digital com validade jurídica. 

Você conhece os benefícios do Certificado Digital? Não? Então, esse artigo foi feito para você. Nele, vamos explicar melhor como funciona essa ferramenta, além de citar 5 vantagens que ela pode te proporcionar. Acompanhe a leitura!

O que é Certificado Digital?

Como mencionamos, o Certificado Digital é um documento eletrônico que serve como uma carteira de identidade virtual. Isso significa que pessoas físicas ou jurídicas podem ser representadas ou identificadas na internet. Além disso, por causa da criptografia de dados, o usuário também passa a ter mais segurança e confiança no momento de realizar as suas transações.

Apesar de já fazer parte do dia a dia de muitas pessoas e empresas desde 2001, com a criação da Medida Provisória nº 2.200-02, o Certificado Digital se tornou popular somente agora. Logo, é de se esperar que muitos ainda não sabem como funciona essa tecnologia.

Sendo assim, a MP 2.200-2 surgiu com o propósito de organizar e validar os contratos digitais no Brasil, além de diferenciar a assinatura digital das demais ações eletrônicas. Para fazer uso dessa ferramenta, é preciso que você vá até uma Autoridade Certificadora e faça a solicitação do documento virtual. Mas não se esqueça de verificar se a instituição escolhida respeita e aplica as regras estabelecidas pela ICP-Brasil, ok?

Vale ressaltar também que desde janeiro de 2016 quem é pessoa física pode solicitar a renovação do certificado de forma online. Mas antes, é preciso que ocorra uma validação presencial para emitir o Certificado Digital.

Em suma, além das vantagens que o Certificado Digital oferece para o usuário, essa tecnologia facilita a realização de operações virtuais e processos com o mínimo de burocracia e sem a necessidade de deslocamento, contribuindo com a maior segurança, mais agilidade e economia para o seu bolso.

Quais são os benefícios de ter um Certificado Digital?

Como mencionamos, o Certificado Digital oferece diversas vantagens para o usuário que vão além da agilidade e praticidade. Duvida? Para provar isso a você, selecionamos 5 benefícios que essa tecnologia vai garantir no seu dia a dia. Confira!

1. Segurança jurídica

A empresa ou a pessoa física que dispõe de um Certificado Digital tem como vantagem a possibilidade de assinar documentos mantendo o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita. Além de economizar com o gasto de papéis, esse benefício garante principalmente para as instituições a autenticidade de todos os documentos eletrônicos que elas mantêm armazenados.

Preço exclusivo de Certificado DigitalPowered by Rock Convert

Isso só é possível porque o Certificado Digital é uma tecnologia que contém dados importantes da pessoa física ou jurídica, uma chave pública que está diretamente ligada à chave privada do titular e à assinatura digital de uma Autoridade Certificadora de confiança.

Nesse caso, a assinatura digital é a combinação de um conjunto de operações criptográficas que oferece maior segurança contra fraudes e a utilização indevida ou não autorizada de terceiros. Sendo assim, por meio da assinatura digital é possível comprovar que o documento ou a transação não sofreram alterações e que foi assinado pelo titular do Certificado Digital.

2. Redução de custos

A partir do momento em que você passa a fazer uso do Certificado Digital, algumas etapas como aquisição de papel, impressão, manuseio, autenticação, envio e armazenamento são excluídas do processo, já que o documento passa a ser assinado e enviado de forma eletrônica.

Logo, os gastos com a compra de material, impressão, reconhecimento de firma e mão de obra responsável pelo manuseio, armazenamento e envio são eliminados, garantindo mais economia e lucros para a sua empresa.

3. Comodidade e mobilidade

Mobilidade e comodidade: duas ações essenciais na rotina de um bom empreendedor, não é mesmo? Nesse caso, dispor de um Certificado Digital te garante essas duas características. Afinal de contas, quando você pode assinar documentos de forma online é possível fechar negócios ou renovar contratos sem a necessidade de se deslocar até o contratado.

Pois basta organizar uma reunião online para discutir os assuntos mais importantes e, no momento de assinar os “papéis”, a assinatura será feita de forma digital. Somente o modelo A1 pode ser instalado em mais de um computador. Ou seja, além da mobilidade e comodidade, você ganha mais economia ao eliminar os custos com deslocamentos.

4. Assinar documentos

Até aqui, você já compreendeu que o Certificado Digital permite ao titular assinar documentos e autorizar transações com mais facilidade e comodidade. Mas vamos ressaltar mais uma vez essa vantagem.

Graças à tecnologia de criptografia você pode assinar qualquer tipo de documento, além de permitir transações sem medo de ocorrer alguma alteração ou invalidade. Sem contar que a possibilidade de agilizar todo o processo de negociação e autorizar transações com a apenas um clique faz com que sua rotina seja mais dinâmica e prática.

5. Facilidade na declaração do Imposto de Renda

E falando em praticidade, o Certificado Digital ainda oferece mais uma vantagem para quem é empreendedor pessoa física também pode fazer a declaração com o certificado digital: a facilidade de emitir a declaração do Imposto de Renda. Por meio dessa ferramenta, você pode fazer o download dos arquivos correspondentes ao tributo para realizar ajustes ou incluir despesas e deduções. Além de poder acompanhar todo o processamento da negociação e corrigir dados caso necessário.

Viu só quantos benefícios o Certificado Digital oferece para o usuário? Então, o que está esperando para começar a fazer uso dessa tecnologia também? Mas antes de procurar uma Autoridade Certificadora sozinho, aconselhamos que você busque primeiro um parceiro para auxiliá-lo em todo o processo de aquisição do Certificado. Nesse caso, podemos te ajudar. 

Com um atendimento personalizado, contribuímos com o desenvolvimento e crescimento de diversas empresas. Quer conhecer os nossos serviços e se tornar um parceiro? Então, entre em contato conosco agora mesmo.

Você também pode gostar

4 thoughts on “Conheça 5 benefícios do certificado digital para a empresa

Deixe um comentário