Entenda como calcular a margem de lucro ideal do seu negócio

margem de lucro
3 minutos para ler

Para alcançar sucesso no mercado de serviço, os empreendedores devem buscar a todo momento novas estratégias administrativas, a fim de elevar o desenvolvimento dos seus processos. Isso porque no atual cenário empresarial tem-se percebido um grande crescimento da competitividade entre marcas de um mesmo segmento, além do surgimento de novos métodos de gestão e ferramentas tecnológicas que potencializam ainda mais o rendimento das atividades internas.

Dentro desse contexto, vale destacar a importância de manter uma organização do seu setor financeiro e calcular de forma correta a sua margem de lucro. Já que nos dias atuais, cada cifra de dinheiro pesa nos resultados de vendas e faturamento. Mesmo sendo um tema de grande relevância, muitos gestores não compreendem como realizar esse cálculo em sua empresa.

Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como encontrar essa margem de lucro mais adequada. Acompanhe!

Encontre a atual margem de lucro

A princípio, é importante identificar a atual margem de lucro da empresa. Basicamente, o valor é calculado dividindo o lucro líquido (que é o valor final após pagar todos os custos) pelo preço total de venda. Veja a fórmula:

• Percentual da margem líquida = lucro líquido / preço total de vendas X 100

Como exemplo, imagine um produto que é vendido no valor de R$200. Dentro desse valor, R$50 é gasto com o fornecedor e R$30 é direcionado a outras despesas envolvidas na venda da mercadoria. Dessa forma, podemos perceber que o lucro líquido corresponde a R$120. Na fórmula temos:

• Percentual da margem líquida = 120 /200 X 100

Ao calcular essa conta, encontraremos que o Percentual da margem líquida corresponde a 60%. Com essa métrica, é possível analisar se a precificação dos serviços e produtos estão de acordo com o que é ideal para a empresa e para o crescimento da sua marca no mercado.

Entenda como encontrar a margem de lucro ideal

A margem de lucro ideal é aquele valor que permite você precificar um produto ou serviço considerando os custos envolvidos no processo, a base de preços do mercado e o lucro esperado para a sustentabilidade do negócio. A esse respeito, vale ressaltar que você pode investir em estratégias para possibilitar que a lucratividade dos seus trabalhos seja maior.

Um dos exemplos é reduzindo os custos não essenciais, como é o caso de investimentos em campanhas de marketing que não geram resultados positivos para sua empresa. Isso possibilita manter apenas os custos estratégicos para o desenvolvimento da sua marca, gerando, assim, uma maior margem de lucro.

Portanto, essas foram as principais informações sobre como calcular a margem de lucro ideal para o sucesso do seu negócio. Vale destacar que para saber a margem de lucro é fundamental uma boa organização financeira da empresa. Afinal, uma boa gestão garante que os líderes consigam ter uma melhor visualização das despesas, gastos e investimentos em cada período, além de avaliar os pontos que precisam ser reestruturados para aumentar as vendas.

Gostou do artigo e deseja acrescentar alguma informação sobre o tema? Então, deixe seu comentário no post!

Você também pode gostar