Entenda o que é e como funciona a recuperação de crédito

6 minutos para ler

A inadimplência é, sem dúvidas, uma das principais vilãs nas empresas. Afinal, quando a taxa de inadimplentes está alta é sinal de prejuízo para a gestão financeira. Embora muitos gestores tentam simplesmente fugir desse fato, infelizmente, essa é uma realidade que precisa ser considerada. Pois, uma hora ou outra, vão surgir alguns clientes que não cumprem com o acordo negociado.

Então, para amenizar os impactos da inadimplência, é preciso contar com uma boa estratégia de negociação e, sobretudo, investir em artifícios que foquem na recuperação de crédito, já que essa é uma maneira eficaz de reaver o lucro perdido e limpar o nome do cliente.

Sabendo da importância desse assunto para as empresas, preparamos este artigo para explicar o que você precisa saber para dar início ao processo de recuperação de crédito. Acompanhe a leitura!

O que é a recuperação de crédito?

Ela nada mais é do que uma forma de regularizar a situação dos clientes inadimplentes com o objetivo de evitar um prejuízo maior para a empresa e, sobretudo, de resgatar o poder de compra desses consumidores. Além disso, é uma maneira de evitar a perda de clientes.

Para você ter ideia, em novembro de 2019, o número de inadimplentes no Brasil foi mais de 63 milhões. Isso significa que todas essas pessoas estão impedidas de comprar no varejo. A desvantagem disso é que, além do prejuízo causado pela falta de pagamento da dívida, a empresa ainda perde a chance de continuar a vender para esses consumidores. 

Então, a solução para amenizar os efeitos da inadimplência é justamente o de possibilitar a esse público uma forma de quitar as dívidas. Para obter um resultado positivo, é necessário adotar uma abordagem amigável, na qual são propostas condições que facilitem o pagamento do débito.

Qual a importância da recuperação de crédito para a empresa?

Entendendo que o processo de recuperação de crédito visa incentivar o consumidor a quitar suas dívidas e garantir que o empreendedor receba o valor que não foi pago, fica claro que essa ação influencia diretamente na saúde financeira da empresa, independentemente do tamanho dela. Por isso, é importante investir em soluções que impedem o surgimento de problemas causados pela inadimplência. 

Tenha em mente que a inadimplência gera prejuízos, pois na maioria das vezes o consumidor já recebeu o produto. Esse fato faz com que o fluxo de caixa fique desequilibrado. Então, quando você disponibiliza para o cliente meios dele quitar a dívida, a recuperação do lucro é muito grande. Principalmente nas empresas de pequeno porte, que costumam ter um capital de giro menor e, por isso, precisam agilizar o processo.

Embora a negativação soe como algo ruim para a empresa, essa é a solução mais viável para conduzir o cliente a negociar as contas em atraso. No entanto, para não prejudicar o bom relacionamento com o consumidor e afastá-lo ainda mais, é preciso ter uma boa preparação e, sobretudo, investir em estratégias que facilitem a comunicação e a negociação.

Afinal de contas, nem sempre o consumidor que não cumpriu com seu compromisso pode ser considerado como um mal pagador, pois pode ter ocorrido um esquecimento da data ou até mesmo um momento de crise que logo chegará ao fim. Independentemente da situação, é preciso que a empresa se disponha em alcançar esse público, demostrando empatia com a realidade do cliente. Ter esse posicionamento favorece o aumento da fidelidade e contribui para o surgimento de novas vendas.

Considerando o número alto de inadimplentes no Brasil, é necessário que as empresas aprendam a lidar com essa realidade. Portanto, é necessário desenvolver estratégias que possibilitem a identificação dos riscos e ajudem na construção de uma abordagem mais dinâmica e amigável, em uma tentativa eficiente de retornar o poder de compra de grande parte desse grupo. Contudo, para obter êxito no processo de recuperação de crédito, é preciso investir na capacitação de seus colaboradores ou terceirizar o serviço com uma empresa especializada em cobranças.

Vale ressaltar que uma das soluções mais eficazes para evitar o aumento da taxa de inadimplentes é fazer uma boa análise de crédito, para estudar os riscos de negociar com determinado cliente. Nesse caso, deve-se fazer uma verificação completa do histórico de compra desse consumidor, para ter certeza de que vai fechar negócio com uma pessoa comprometida em cumprir com sua parte do acordo.

Como funciona a recuperação de crédito?

Para as empresas que desejam investir em estratégias de recuperação de crédito, saiba que existem duas formas de fazer isso:

  • terceirizar o serviço de cobrança para que o processo seja feito por uma empresa especializada;
  • ou transferir a responsabilidade para as recuperadoras. Nesse caso, elas compram dos credores a carteira de clientes inadimplentes e buscam formas de negociar a dívida não como uma intermediaria, mas como detentora do valor a ser pago.

Normalmente, quando se prontificam em oferecer propostas de negociação para o consumidor, as empresas mantêm um contato constante na intenção de chegar a um acordo. Contudo, encher a caixa postal do cliente com mensagens de cobrança pode atrapalhar ainda mais o processo de negociação. 

Sendo assim, antes de entrar em contato com os consumidores inadimplentes, é preciso investir em um planejamento bem estruturado, para evitar que a empresa perca o cliente e a possibilidade de recuperar o débito. Então, para garantir o sucesso do processo de negociação, é importante que você saiba a diferença entre cobrança e recuperação de crédito, pois cada uma exige uma abordagem e um objetivo diferente.

No primeiro caso, a equipe entra em contato com o cliente para lembrá-lo da dívida e questionar um retorno sobre a possibilidade de quitação do débito. Normalmente, o tom usado na conversa é mais exigente. Já na recuperação de crédito, o objetivo principal é ajudar o inadimplente a obter seu poder de compra novamente. Nesse caso, a abordagem costuma ser mais amigável. 

Portanto, com base nessas informações, percebemos que a recuperação de crédito é uma solução eficiente para manter o relacionamento com o cliente sem a necessidade de ficar no prejuízo. Sendo assim, ressaltamos mais uma vez a importância de contar com uma instituição capacitada para lidar com esse tipo de serviço. Nós, da CDL Caxias do Sul, nos colocamos à sua disposição para ajudar na criação de estratégias que reduzirão a taxa de inadimplentes na sua empresa.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco agora mesmo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário