Histórico financeiro: por que é importante para o negócio? Confira!

6 minutos para ler

Para se dar bem frente à concorrência e garantir um espaço no mercado de serviços, os novos empreendimentos devem procurar a cada momento evoluir os seus processos e investir em novas tecnologias para o ambiente de trabalho. Isso porque os negócios que não conseguem estruturar seus departamentos de gestão podem perder grandes oportunidades e até mesmo estagnar seus empreendimentos.

A esse respeito, em termos de finanças, muitos empreendedores falham quanto às decisões e os caminhos tomados. Vale ressaltar que o desempenho financeiro de qualquer empresa depende diretamente de uma cultura de organização e controle dos dados e processos do negócio. Nesse caso, temos o histórico financeiro como uma ferramenta obrigatória, tanto como prática interna como para a consulta dos números de outras empresas.

Neste artigo, vamos mostrar mais sobre a importância do histórico financeiro. Confira!

Vantagens do histórico financeiro da empresa

Adotar o histórico financeiro como ferramenta de suporte para a gestão dos processos é uma medida estratégica de sucesso e pode garantir vários benefícios, tanto para a prática de registro como a de consulta.

Confira os principais!

Facilidade na geração de relatórios contábeis

A primeira vantagem que podemos pontuar sobre o uso do histórico financeiro da empresa é uma maior facilidade para elaborar relatórios contábeis. Ou seja, essa ferramenta auxilia os gestores na construção e na leitura de relatórios, como balanço patrimonial, análise horizontal e vertical, DRE, etc. Assim, a visualização de dados sobre vendas, negociações com clientes e demais entradas e saídas de dinheiro fica mais clara e eficiente.

Mais conhecimento sobre as contas da empresa

Dentro da organização financeira de um negócio, temos como pontos importantes para serem avaliados a gestão de crédito e cobrança. Esse departamento deve ser bem estruturado, já que trabalha com o fluxo de capital do empreendimento e qualquer problema ligado ao aumento da inadimplência pode comprometer a estabilidade da organização. Dessa forma, conhecer o histórico financeiro de outra empresa ajuda na decisão de conceder crédito ou não, o que é essencial para minimizar problemas de pagamento.

Contribui para as tomadas de decisões

Como mencionado no tópico anterior, a avaliação do histórico financeiro da empresa contribui para ter uma noção real sobre os dados capitais que influenciam na tomada de decisão. Com essas informações, os gestores são capazes de planejar investimentos, expansões, gestão de clientes e muitas outras demandas com maior eficiência e exatidão.

Favorece a melhora dos resultados financeiros

Como consequência de uma boa gestão, viabilizada pelo uso do histórico financeiro, os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas. Na concessão de crédito, por exemplo, é possível verificar os relatórios gerados por outras organizações e conferir se o consumidor é apto a obter o empréstimo. Assim, evita-se a incidência de inadimplentes, melhorando os resultados financeiros.

Como implementar essa boa prática na gestão

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios gerados pelo uso do histórico financeiro, é importante saber como essa prática pode ser implementada em sua gestão. Para isso, há várias técnicas, planos e ferramentas que possibilitam obter o máximo de rendimento nas relações financeiras de sua empresa. Por isso, é primordial conhecer e entender a fundo como usar cada ferramenta ao seu favor.

Sendo assim, confira agora algumas dicas de como implementá-la dentro do seu negócio!

Faça o mapeamento das dificuldades comuns nas finanças

A primeira dica é fazer esse mapeamento para conseguir compreender mais sobre o cenário interno da sua empresa. Para isso, use a análise SWOT. Essa ferramenta permite que os gestores encontrem suas forças e fraquezas, considerando fatores externos e internos do negócio. Com essa base, é possível encontrar informações relevantes para planejar o futuro das ações empresariais.

Oriente a sua equipe

Para que o histórico financeiro seja usado de forma efetiva, é necessário fazer um controle diário das negociações e da consulta antes de fechar a venda. Isso garante maior segurança ao efetuar contratos, além de obter uma organização do seu fluxo de caixa.

Para isso, é fundamental orientar toda a sua equipe sobre as condutas de atendimento que devem ser seguidas, conforme o planejamento efetuado pela gestão. Os atendentes, por exemplo, precisam saber quais passos devem ser seguidos antes de finalizar uma venda.

Invista em tecnologia

Outra dica para ajudar no controle financeiro é implementar novas ferramentas tecnológicas nas suas operações administrativas. As empresas que ainda operam com métodos tradicionais ficam limitadas em algumas atividades, além de não alcançarem a performance máxima do negócio.

Por isso, não deixe de inovar os seus processos. No mercado já existem vários sistemas que possibilitam aos gestores obterem grandes vantagens e elevarem sua eficiência no trabalho. Entre esses benefícios, é possível obter maior controle de dados, efetuar análise preditiva, automatizar diversas funções e otimizar tarefas.

Conte com o apoio de especialistas

Por fim, você também deve contar com o apoio de especialistas para poder desempenhar suas atividades com maior segurança e eficiência. Em se tratando do histórico financeiro, uma das ferramentas fundamentais é o Cadastro Positivo. Disponibilizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), esse recurso permite que as empresas possam analisar melhor o histórico de débitos dos clientes.

Você também pode usar outra ferramenta, que é a pontuação do score de crédito. Ela ajuda ao demonstrar uma pontuação sobre determinado cliente, de forma que quanto maior for o valor atribuído ao consumidor, menores são as chances dele se tornar inadimplente. Desse modo, percebe-se que esses recursos podem facilitar completamente a sua pesquisa e garantir contratos com maior clareza e segurança.

Portanto, essas foram as principais informações que atestam por que o histórico financeiro é importante para a sua empresa. Vale ressaltar que a atuação preditiva é uma excelente estratégia para fortalecer os benefícios do histórico financeiro, de modo a potencializar os resultados da empresa.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre esse assunto? Então, entre em contato conosco e saiba como a CDL pode ajudar nessa jornada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário