Como fazer a gestão de fornecedores? Aprenda em 3 dicas!

3 minutos para ler

Sua empresa tem uma gestão de fornecedores eficiente? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, saiba que seu negócio pode estar perdendo muito dinheiro com isso. Afinal, esse tipo de gestão está diretamente ligado ao fluxo de produção da empresa. Então, quando a administração desse setor não é feita de forma correta, todo o processo de fornecimento de mercadoria é comprometido, gerando como consequência a perda de vendas e o aumento da insatisfação do cliente.

Sendo assim, o primeiro passo para ter uma gestão de fornecedores de sucesso é ter em mente que eles são seus parceiros, logo, é fundamental saber escolher para ter uma boa relação ao longo do tempo. Aliás, estabelecer parceria com fornecedores de confiança permite negociações que contribuem com a redução de custos e ainda proporciona prazos maiores para pagamento, favorecendo, assim, o fluxo de caixa.

Entendendo que uma gestão de fornecedores eficiente é crucial para o desenvolvimento e crescimento da empresa, preparamos 3 dicas para você aplicar agora mesmo no seu negócio. Confira! 

1. Faça ao menos 3 orçamentos

Uma das principais metas de uma empresa é conseguir reduzir os custos sem comprometer a qualidade dos seus serviços, não é mesmo? Sendo assim, é muito importante que antes de firmar parceria com um fornecedor você faça ao menos três orçamentos. Ao fazer isso, é possível planejar melhor os próximos passos da empresa e, consequentemente, garantir maior controle dos recursos financeiros

Devemos ressaltar que uma das vantagens de fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar uma decisão é a possibilidade de aumentar suas chances de acertar na escolha do fornecedor. Afinal, o orçamento não só permite avaliar os valores apresentados, como também ajuda você a analisar melhor os diferenciais que o fornecedor em questão oferece. Dentre as opções, escolher o mais confiável e vantajoso para o seu negócio fica ainda mais fácil.

2. Invista em técnicas de negociação

Após escolher os seus fornecedores, é hora de investir em técnicas de negociação para encontrar melhores preços e condições diferenciadas de pagamento. Mas ressaltamos que para você conseguir identificar as oportunidades é preciso, primeiramente, estar atento ao que acontece no mercado e, sobretudo, dispor de um bom planejamento e controle de estoque.

Além disso, você pode fazer uso das técnicas do rapport ? método que visa criar uma boa relação com um indivíduo ou uma empresa ?. Por meio dessa estratégia fica mais fácil estabelecer um relacionamento seguro e confiável entre você e seu fornecedor de maneira que seja possível realizar negociações que sejam vantajosas para ambos.

3. Faça a formalização de contrato

A formalização de contrato é fundamental para assegurar os direitos e deveres de ambas as partes da negociação e evitar o surgimento de atritos desnecessários. Por isso, sempre que fechar parceria com um fornecedor, é preciso formalizar o acordo tendo o cuidado de registrar as informações de forma clara, simples e completa, ok?

Portanto, assim como o fornecedor deve ter o compromisso de cumprir com as suas obrigações, é importante que você também faça a sua parte realizando os pagamentos em dia para não gerar qualquer barreira em negociações futuras e garantir, assim, um relacionamento duradouro e uma gestão de fornecedores eficiente. 

Gostou do artigo e quer saber mais dicas sobre empreendedorismo? Então, assine a nossa newsletter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário