3 dicas de gestão de cobranças para você colocar em prática

3 minutos para ler

Sua empresa tem uma gestão de cobrança eficiente? Saber a resposta para essa pergunta é muito importante, pois essa administração está diretamente ligada à lucratividade do seu negócio. Afinal, a gestão de cobrança é responsável por controlar a taxa de inadimplentes e buscar formas de negociar com os clientes que possuem faturas em aberto, garantindo, assim, o fluxo de caixa.

Considerando que uma empresa precisa ter capital disponível para investir em seu próprio crescimento, fica clara a importância de ter uma gestão de cobrança eficiente. Sendo assim, preparamos este artigo para apresentar 3 dicas para você obter o sucesso de sua gestão e garantir o controle total da taxa de inadimplentes. Acompanhe a leitura!

1. Padronize o tom das abordagens

Um dos primeiros fatores que deve ser observado no momento de realizar uma cobrança é a forma como a abordagem será feita. Isso porque a maneira como o atendente lida com o inadimplente e, principalmente, o tom que ele usa influencia (e muito) no sucesso ou no fracasso da negociação.

Por isso, é muito importante que a sua equipe esteja, primeiramente, preparada para lidar com os diferentes tipos de inadimplentes que existem, buscando acima de tudo transmitir confiança e calma durante a negociação. Além disso, é ideal padronizar o tom das abordagens de forma que haja respeito, transparência e objetividade. Ter esse cuidado é fundamental para não abalar o relacionamento com o consumidor.

2. Treine a sua equipe de cobrança

Ter uma equipe capacitada para realizar as cobranças é fundamental para o sucesso das negociações, pois uma simples fala mal interpretada pode colocar todo o esforço de aproximação a perder.

Sendo assim, é essencial que todos os profissionais estejam cientes da importância de seguir as orientações estabelecidas pela própria empresa para lidarem da melhor forma com o inadimplente. Lembrando de usar sempre um tom amigável e propor ofertas atraentes, ok?

3. Facilite as formas de pagamento

O principal objetivo aqui é simplificar o pagamento para aumentar as chances de o inadimplente quitar a sua dívida. Sendo assim, procure disponibilizar opções variadas de pagamento e tente facilitar o máximo que conseguir. Para tornar a negociação ainda mais simplificada, você pode fazer uso da tecnologia, como os robôs para enviar lembretes de pagamento e segunda via do boleto.

Além disso, esteja preparado para renegociar. Mesmo que as condições de pagamento oferecidas tenham sido as melhores, ainda assim é possível que o inadimplente não consiga cumprir com o acordo e solicite uma nova negociação. Nesse caso, é preciso que a sua equipe tenha outras alternativas para estimular a quitação da dívida, como o oferecimento de descontos para pagamentos à vista.

Portanto, percebemos ao longo deste conteúdo que investir em uma gestão de cobranças é fundamental para o crescimento da sua empresa, por isso, não deixe de colocar essas dicas em prática. Caso você queira saber mais sobre o processo de cobrança, fique à vontade para entrar em contato conosco.

Gostou do artigo e deseja conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a gente agora mesmo.

Você também pode gostar