Vendas para o Dia dos Namorados podem crescer até 25% neste ano em Caxias do Sul

pesquisa dia dos namorados 2021
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As vendas para o Dia dos Namorados prometem aquecer o comércio caxiense neste ano. Segundo a pesquisa de intenção de compras apurada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, 57,7% dos consumidores devem ir às compras para a data, representando um incremento de 25% maior nas vendas que em 2020. A expectativa é que o desempenho fique igual ou até supere os resultados de 2019, quando não havia casos de coronavírus.

Abaixo você confere o e-book completo da Pesquisa de Dia dos Namorados 2021.

Mais uma vez, itens de vestuário e calçados seguem como os preferidos dos consumidores, com 36,2% das escolhas, seguidos de chocolate (16,6%), flores (14,7%) e higiene e beleza (11,7%). Com média de 1,5 presente por cliente, o tíquete de investimento deve ficar em R$ 196,51, um leve crescimento de 4% frente ao ano anterior (R$ 189), e praticamente igual a 2019, quando ficou em R$ 195,92.  

O romantismo influencia em 70% a decisão de comprar. Segundo os entrevistados, a emoção faz com que adquiram mais presentes (42,2%), criem surpresas (41,5%) e comprem itens mais caros (14,3%). O levantamento também identificou que, além do presente, 75,9% dos entrevistados terão um jantar romântico na data e 23,6% farão um passeio ou viagem para celebrar.        

De acordo com o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, o crescimento na afirmação de intenção de compras, que passou de 43% em 2020 para 58% em 2021 está atrelado, principalmente, ao maior nível de confiança por parte da população, que já vem sendo identificado desde a pesquisa do Dia das Mães.

Mais de 75% dos entrevistados afirmaram que se sentem seguros no comércio caxiense e sabem que os estabelecimentos estão tomando todas as medidas de segurança, contra apenas 8%, que disseram que não acham seguro. O sistema 3As, com novas medidas restritivas, também está sendo aprovado pela população: 78,60% disseram que estão de acordo, contra 11,71% que afirmaram não concordarem. Quase 10% não tem uma opinião formada sobre as modificações do controle.

Confiança maior para a data

“Pela percepção dos entrevistados, estamos em uma situação melhor que no ano anterior, muito pela questão da redução nos óbitos, comparado a outros períodos, pela diminuição da ocupação das UTIs, que estava em colapso a poucos meses, e ao novo modelo de flexibilização do governo do Estado, que dá mais autonomia aos municípios. Outros fatores que explicam este crescimento na intenção de compra é que o clima está colaborando, com temperaturas baixas e dias predominantemente secos, além do crescimento de vagas de empregos, que aumentou pelo quarto mês consecutivo”, acredita o executivo. 

Apesar do otimismo, o levantamento identificou que os consumidores estão cautelosos nas finanças e que, por isso, estão evitando fazer prestações. Quase 47% dos entrevistados farão o pagamento em dinheiro e 33,11% no cartão de débito.

Lojas do Centro devem ser as mais procuradas

Característico dos caxienses em todas as datas comemorativas, 85,62% dos entrevistados da pesquisa da CDL Caxias devem ir às compras na semana do Dia dos Namorados, sendo 44,82% deles na véspera ou na data. Quase 60% devem optar pelos dias de semana (segunda a sexta-feira), 35,63% pelos sábados e apenas 4,69% pelo domingo.

Diferentemente dos últimos levantamentos, 52,7% dos clientes devem preferir adquirir produtos ou serviços no Centro, contra 8,9% das opções em lojas de bairro e 18,2% em shopping. O virtual local, que inclui as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, e plataformas de e-commerce, tiveram um salto de 12%, passando de 2,40% em 2020 para 14,7% das intenções em 2021.

“Nosso conselho aos lojistas é que façam boas promoções para compras à vista e intensifiquem suas ações e equipes no digital commerce, fazendo o atendimento e, muitas vezes, a conversão nos canais digitais, para que os clientes retirem apenas o presente no local”, indica o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri. E complementa: “Neste ano, os estabelecimentos dos bairros precisarão se esforçar mais para reter os clientes. Porém, com campanhas especiais para a data e um bom atendimento, é possível que os consumidores que afirmaram ir às compras no Centro migrem para as lojas em seu entorno”, diz Cervieri.

Praticamente 44% dos participantes afirmaram que o atendimento é o principal fator para a escolha do local, seguido de boas opções de produtos, com 32,38%.

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada entre os dias 26 e 30 de maio, com 518 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

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