Tipos de fraudes: conheça as principais e seus malefícios para as empresas

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Você sabe quais são os tipos de fraudes que sua empresa pode sofrer? Atentar-se a isso é fundamental para garantir a segurança do seu negócio, afinal, tanto uma loja física quanto um e-commerce podem ser vítimas de um golpe hoje em dia.

Só para você ter uma ideia, metade das empresas brasileiras afirma que já foi alvo de crimes econômicos. Logo, percebemos que manter a segurança contra esse tipo de prática é essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Vale lembrar que o termo fraude se refere a qualquer ato enganoso no qual o indivíduo age de má-fé, com o intuito de obter vantagens ou de não cumprir com determinado dever. Nesse caso, podemos citar, por exemplo, o uso de cartões clonados, documentos falsos e roubo de dados.

Preparamos este artigo com os principais tipos de fraudes que você precisa ficar de olho. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os principais tipos de fraudes?

Quando falamos em golpes, logo pensamos nas mensagens de SMS e as ligações informando um problema com a conta no banco ou oferecendo promoções boas demais para serem verdade, não é mesmo? Essas não são as únicas formas de se aplicar um golpe hoje em dia. Embora o avanço da tecnologia tenha gerado diversos benefícios e facilidades ao nosso cotidiano, não podemos negar que ela também contribuiu para que o número de golpes aumentasse nos últimos anos.

Por causa disso, infelizmente, os criminosos têm recorrido a diferentes ferramentas para conseguir vantagens e enganar tanto empresas quanto consumidores. A única forma de evitar cair em uma armadilha e ser vítima de uma ação criminosa é conhecendo os principais tipos de fraudes e mantendo atenção constante. Continue a leitura para saber quais são eles.

Uso de identidades e cartões de outras pessoas

Esse é, provavelmente, o tipo de fraude mais comum nas empresas. O fraudador rouba os dados pessoais de alguém, como identidade, CPF e cartões de crédito ou débito e, por meio dessas informações, realiza compras se passando pelo titular.

Essa prática não só afeta o proprietário dos dados, como também a empresa que teve as informações roubadas, já que, além de ressarcir a vítima, ela ainda corre o risco de perder a credibilidade no mercado.

Para evitar que esse tipo de fraude aconteça, é importante que a sua empresa recorra a ferramentas que garantem a segurança dos dados de seus clientes. Além de tomar bastante cuidado com as senhas que são inseridas em seus aparelhos, é recomendado:

  • manter o sistema operacional sempre atualizado;
  • fazer o backup com frequência;
  • testar a codificação de seus sistemas;
  • investir em uma Solução de Segurança de Terminais (ou EPS). 

Quanto às empresas que recebem o contato do fraudador, é ideal dispor de ações que comprovem a autenticidade do documento apresentado como uma forma de proteger o seu cliente e evitar cooperar com práticas criminalistas.

Clonagem de cartões de crédito

A clonagem do cartão de crédito é um problema que afeta tanto o consumidor quanto a empresa. Nesse caso, o fraudador, com a ajuda da tecnologia, consegue clonar todos os dados do cartão no momento em que ele é inserido na máquina.

Em cartões que possuem chip, a obtenção dos dados pode ser feita de outras formas, tais como:

  • compras em lojas virtuais;
  • cadastro do cartão em aplicativos;
  • mãos de terceiros;
  • compras utilizando a tarja magnética.

É muito importante que o usuário do cartão faça compras apenas em sites confiáveis e nunca compartilhe as informações do cartão com terceiros. Quanto às empresas, é essencial preservar a segurança dos dados de seus clientes, pois, mesmo que não seja a principal responsável pelo incidente, pode ter sua imagem afetada no mercado.

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Gerador de números falsos de cartões

Existem algumas ferramentas que geram infinitas combinações numéricas de cartões de crédito. O acesso a essas combinações faz com que o fraudador tenha sempre em mãos números válidos de cartões de crédito que permitem realizar compras em lojas virtuais.

Essa fraude pode ser facilmente evitada quando a empresa solicita a validação da identidade do usuário, afinal, mesmo que o fraudador tenha acesso ao número do cartão, é possível impedir o golpe ao solicitar outros dados, como o código de segurança, nome do titular e CPF.

Pedido de estorno para operadora de cartão de crédito

Nesse tipo de golpe, o fraudador age da seguinte maneira: ele realiza uma compra em uma loja virtual e, após receber a mercadoria, entra em contato com a empresa solicitando o estorno do valor da compra, pois afirma ter sido vítima de um golpe.

Dependendo do que foi adquirido pelo golpista, o prejuízo pode ser muito grande para a empresa, por isso, é ideal elaborar uma política de devolução ou cancelamento da compra para guiar o processo de estorno e evitar possíveis prejuízos.

Cheques falsos

Apesar de ser um recurso que tem se tornado cada vez mais escasso, o talão de cheques ainda é uma das alternativas de pagamento usadas por alguns consumidores. Por esse motivo, os gestores devem ficar atentos para não serem vítimas de fraudes, afinal, o golpista pode efetuar o pagamento para a empresa utilizando um cheque sem fundos ou realizar uma compra no nome da própria instituição

Em ambos os casos, os prejuízos são iminentes, por isso, todo cuidado é válido para evitar a ocorrência desse crime. Como sugestão, aconselhamos que você verifique a procedência física do cheque em sites como o Cheque Legal e procure saber se o emissor tem o nome negativado. Essa ação ajudará você a não ter dor de cabeça por causa de cheque sem fundos.

Roubo de bens

O roubo é uma das fraudes mais comuns nas empresas, especialmente as do segmento varejista. Trata-se de uma ação fácil de ser praticada, visto que o infrator precisa apenas de uma oportunidade para seguir adiante com o plano.

Devido ao crescimento do comércio ilegal, que permite a comercialização de mercadorias roubadas, o índice de roubo tem aumentado significativamente. Esse fator tem feito com que os gestores invistam cada vez mais em segurança para garantir a proteção de seus produtos, afinal, no setor de serviços, por exemplo, o roubo de cargas resulta em grandes prejuízos para a empresa.

Além do roubo provocado por agentes externos, existe também a possibilidade de ocorrer furtos dentro da própria empresa, realizados por funcionários. Nesse caso, a solução está em instalar câmeras de segurança e centrais CATV para inibir a ação de pessoas mal-intencionadas.

Boleto falso

O boleto é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, logo, não é nenhuma surpresa que seja alvo de golpistas. Nesse caso, o golpe consiste em fraudar o código de barras para que o pagamento da vítima seja desviado para a conta dos bandidos. Infelizmente, existem diversos truques e recursos que facilitam a ação desses malfeitores.

Para evitar o risco de cair em uma dessas armadilhas, o segredo está em observar os detalhes. Uma fatura falsa costuma conter erros de digitação, alteração no valor e modificação nos primeiros e os últimos dígitos do código de barras.

Atente-se aos valores. Se eles costumam ser fixos e tiverem sido alterados, desconfie. Observe os primeiros e os últimos dígitos do código de barras, pois a sequência numérica sempre inicia com o código do banco emissor do boleto e termina com o mesmo valor da fatura. Ao perceber qualquer irregularidade, não faça o pagamento do boleto.

Empréstimo falso

Quem nunca, em um momento de crise, se viu tentado em fazer um empréstimo com o intuito de colocar a vida financeira nos eixos novamente? Acontece que o desespero por uma solução rápida faz com que muitos aceitem qualquer oferta, por isso, se tornam alvos fáceis de golpistas. 

Para não cair no golpe do empréstimo falso, é muito importante que você tenha cautela e, antes de repassar qualquer dado ou solicitar o dinheiro, pesquise bem o nome da empresa que está por trás dessa oferta. Além disso, não aceite realizar o pagamento das parcelas em contas de pessoas físicas. Caso seja solicitado um valor para liberar o empréstimo, não faça a transferência e denuncie, pois nenhuma instituição confiável realiza essa ação. 

Tenha em mente que, no momento em que você precisar de um empréstimo, será necessário ir a um banco ou uma instituição financeira de confiança, e não o contrário. Desconfie se você receber ligações, mensagens ou anúncios oferecendo propostas muito fáceis em troca de dados pessoais ou depósito imediato. 

Como evitar fraudes?

É fato que ninguém está isento de ser vítima de um golpe, mas existem algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a se manter livre de golpistas ao adotar práticas que dificultam suas ações. Nesse caso, podemos citar:

  • verifique a autenticidade dos documentos apresentados;
  • peça mais de um documento original;
  • confirme o endereço e o número de telefone;
  • mantenha uma política de segurança;
  • crie um código de conduta;
  • disponibilize um canal para denúncia anônima.

Percebemos, ao longo deste conteúdo, que há diferentes formas de uma empresa ser vítima de um golpe. É importante sempre se atentar aos tipos de fraudes para garantir a segurança de seus clientes e, sobretudo, do seu próprio negócio. Vale lembrar que os cuidados devem ser colocados em prática tanto por lojas físicas quanto por e-commerces, ok?

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