4 dicas para usar o poder do marketing de indicação na sua empresa

marketing de indicação
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Se o seu objetivo é obter um crescimento constante do negócio e não cair na estagnação de vendas, você deve buscar a atualização das suas estratégias. Nesse sentido, uma boa forma de alcançar isso é por meio do marketing de indicação. Também conhecido como Referral Marketing, esse modelo de estratégia pode produzir resultados surpreendentes quando implementado de modo correto. 

Além do mais, ele pode ser utilizado para os diversos formatos de empresas e tamanhos, sendo uma ferramenta eficaz no aumento da cartela de consumidores. Basicamente, o marketing de indicação é um método que permite gerar vendas utilizando os próprios clientes como potenciais divulgadores da sua marca. Para isso, um dos principais pontos que deve ser trabalhado nas campanhas de relacionamento são ações que visam aumentar a satisfação dos seus leads. 

Para que você possa colocar essas estratégias em prática dentro da sua empresa, preparamos este artigo contendo 4 dicas sobre como usar o poder do marketing de indicação. Confira!

1. Defina seu objetivo

Assim como em qualquer estratégia de evolução comercial, sua gestão de marketing de indicação deve ser direcionada com base em um objetivo específico. Ou seja, você deve buscar ir além do simples pensamento de “aumentar as vendas” ou “elevar o volume de leads”. 

Isso é importante principalmente no momento inicial de implementação da estratégia, pois ajudará a nortear as ações e garantir que os projetos de marketing de indicação produzam o resultado esperado. 

2. Escolha os promotores

O primeiro fato sobre a estratégia de marketing de indicação é que ela não funciona com todos os perfis de clientes da sua empresa. Isso porque existem aqueles que estão na fase inicial de relacionamento com seu negócio, outros que por algum motivo tiveram uma experiência negativa com os seus serviços e aqueles que possuem uma opinião neutra sobre sua marca. 

Nesses casos, por exemplo, as ações utilizando a metodologia de indicação não farão tanta diferença nos seus resultados. Dessa forma, para otimizar sua campanha de marketing, você deve mapear seus promotores buscando separar aqueles consumidores que apresentarão maior probabilidade de fazer uma recomendação. 

3. Defina uma recompensa

Com a definição dos reais promotores dentro de sua cartela de clientes, é fundamental criar estratégias de recompensa. Elas têm a finalidade de incentivar os seus clientes promotores a indicar o produto da empresa, bem como estimular o fechamento do negócio

Essas recompensas podem vir por meio de descontos e promoções de serviços e produtos. Quando feita de modo correto, tem a capacidade de elevar de forma exponencial os seus resultados em vendas e captação de clientes.

4. Desenvolva uma mecânica

Por fim, devemos pontuar que uma campanha eficiente possui uma mecânica clara, ou seja, as “regras do jogo” bem definidas. Dessa forma, é necessário colocar no papel todas as possíveis condições ligadas à campanha, pois isso evitará qualquer tipo de problema quanto ao processo de indicação. A mecânica também serve para dividir as responsabilidades e organizar cada estratégia

Essas foram as principais dicas para utilizar o poder do marketing de indicação em sua empresa. Vale ressaltar que você pode utilizar indicadores, como número de vendas e da cartela de clientes para mensurar os resultados, e assim propor as melhorias necessárias

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre geomarketing e fique por dentro de onde o seu cliente está!

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