Planejamento estratégico para 2022: saiba como montar o seu

6 minutos para ler

Quem possui o seu próprio negócio deve contar com um bom planejamento estratégico, inclusive para 2022. Afinal, esse recurso possibilita uma visão macro de todos os meses do ano, o que é fundamental para conseguir fazer projeções de vendas, administrar as campanhas de marketing e o fluxo de caixa do negócio de forma mais eficiente.

Para ajudar você a fazer o planejamento estratégico para 2022, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é e para que serve um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta usada para ajudar o gestor a organizar os recursos e funcionários rumo aos objetivos e metas do negócio. Assim, pode ser usado para uma série de questões dentro da organização, a exemplo do reposicionamento da marca, o lançamento de produtos, a readequação do fluxo de caixa, treinamento de colaboradores, entre outras questões.

O planejamento estratégico envolve indicadores de performance e métricas que ajudam o gestor na tomada de decisão. Quem opta por essa ferramenta de gestão tem uma visão a médio e longo prazo da empresa, tornando as ações e projetos mais assertivos e eficazes.

Como montar um planejamento estratégico para 2022?

Essa estratégia é uma aliada de gestores de vários segmentos de negócio, e pode ser adequada à realidade de qualquer empresa. Veja como fazer o planejamento estratégico para 2022 a seguir!

Conheça os tipos de planejamento estratégico

Você sabia que existem vários tipos de planejamento estratégico? Para ajudar nesse primeiro momento, separamos os três principais a seguir. Acompanhe!

Planejamento operacional (curto prazo)

Esse tipo de planejamento tem como finalidade assegurar que as atividades aconteçam dentro do programado. Assim, ele visa garantir que as metas e os objetivos estabelecidos sejam executados com êxito no dia a dia.

Planejamento tático ou gerencial (médio prazo)

Esse planejamento tem a finalidade de oferecer apoio para os planos estratégicos da alta gestão da empresa, sendo dividido em várias partes práticas como:

  • planejamento tático de marketing;
  • planejamento tático de vendas;
  • planejamento tático financeiro;
  • planejamento tático de Recursos Humanos, entre outros.

Assim, esse tipo de planejamento tem por objetivo elaborar um plano de execução a médio prazo, ou seja, até dois anos.

Planejamento estratégico (longo prazo)

É nesse tipo de planejamento que você encontra as principais metas, objetivos e decisões de longo prazo do negócio. Trata-se de um planejamento que prevê o futuro da empresa entre dois e 10 anos. Nessa estratégia estão inclusas questões como:

  • planos para buscar investidores no mercado;
  • expansão da marca;
  • definição sobre aquisição de novos equipamentos;
  • criação de novos produtos, entre outros.

 Considere a situação atual do país

A pandemia desencadeada pela Covid-19 trouxe vários impactos para a economia e sociedade como um todo, o que afeta, de forma direta, os investimentos nos negócios. Assim, para fazer um planejamento estratégico para 2022 que realmente funcione, é preciso fazer uma análise regional e macro das localidades onde a empresa está inserida.

Além disso, é preciso analisar como o seu setor de atuação tem reagido à alta dos preços de combustíveis e alimentos. Em um contexto macro, ainda é necessário analisar a alta da inflação, questões relacionadas ao fornecimento de energia, crise econômica global, eleições presidenciais e outras questões que possam impactar no negócio.

Realize o diagnóstico da situação da empresa

Depois de olhar para a situação da cidade onde a empresa está localizada, bem como o estado, o país e o mundo, é hora de voltar o olhar para dentro da sua empresa. Você possui os recursos e pessoas para tirar os planos do papel ainda em 2022? Caso não, reveja o seu planejamento, considerando que, para fazer o que precisa ser feito, será necessário investir capital e contar com pessoas capacitadas para colocar o plano em ação.

Defina metas realistas

Não adianta colocar uma meta de crescimento do negócio de 60% em 2022 se o mercado não estiver favorável e a empresa não estiver com os recursos disponíveis para isso, não é mesmo?

Portanto, a dica é começar com metas menores (isso não quer dizer fáceis, mas realistas). Dessa forma, é possível projetar de maneira mais consistente um crescimento em longo prazo, com metas possíveis de serem alcançadas. Além disso, objetivos inatingíveis desmotivam a equipe, o que colabora negativamente para os índices de produtividade e vendas.

Estude a concorrência

A concorrência pode ser um bom parâmetro para você avaliar as ações para a empresa em 2022. Assim, é importante considerá-la, analisando o espaço que ela ocupa no mercado, os últimos lançamentos realizados e as estratégias adotadas para alcançar os resultados que ela divulga.

Com isso, fica mais fácil identificar os pontos fortes e de melhoria para o seu negócio, tornando-o mais competitivo ao longo do tempo.

Defina o plano de ação

O plano de ação é uma ferramenta de gestão que torna possível definir e monitorar as metas estabelecidas para o seu planejamento estratégico para 2022.

É com esse recurso que você pode planejar tudo o que deve ser realizado, elaborar um cronograma, criar uma metodologia e direcionar as pessoas responsáveis para dar andamento a cada fase do planejamento estratégico.

Um checklist pode auxiliá-lo nessa tarefa, indicando as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos em cada fase do plano de ação.

Estabeleça indicadores

Para saber exatamente se o planejamento estratégico está sendo executado da forma correta, é necessário criar indicadores. Com isso, é possível trabalhar com mais assertividade e inteligência, o que ajuda na tomada de decisões.

Os indicadores também contribuem para fazer a identificação de falhas nos processos, permitindo que eles sejam corrigidos de forma rápida.

Logo, os indicadores são grandes aliados ao criar o planejamento estratégico do seu negócio, pois eles ajudam a medir a diferença entre a meta e a situação atual da empresa.

Viu como é possível fazer um planejamento estratégico para 2022? Para isso, siga essas dicas e conte com os seus serviços de consulta de crédito da CDL. Assim, você reduz os riscos de inadimplência, o que é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Se você gostou deste artigo sobre planejamento estratégico para 2022, entre em contato e conheça nossos serviços de consulta de crédito!

Você também pode gostar

Deixe um comentário