Tíquete médio nas vendas de Dia dos Pais pode ter incremento de 20% no comércio caxiense

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Com estimativa de 1,4 presente, investimento por cliente deve ficar em R$ 239,52. Itens de vestuário e moda, de calçados, de perfumes e cosméticos serão os mais procurados para a data. Atendimento e produtos de qualidade são fatores decisivos para a escolha

Os consumidores estão dispostos a investir mais em presentes no Dia dos Pais deste ano. A tradicional pesquisa de intenção de compras do Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul apurou que, apesar da estabilização na pretensão de aquisição (- 0,72%), o tíquete médio para a data pode ter aumento de 22%, chegando a R$ 239,52. Em 2021 o valor estimado era de R$ 196,33 e em 2020 de R$ 188,48. Com um maior investimento nos produtos, a expectativa é que neste ano as vendas para o Dia dos Pais tenham um incremento de 16,8% no comércio caxiense.

Quase 45% dos entrevistados afirmaram que já foram ou pretendem ir às compras e outros 5,40% disseram que talvez possam ir. Mais de 65% dos consumidores irão presentear os pais, 24,72% os parceiros e 4,19% os sogros. Dos participantes que responderam que não irão às compras para a data (50,75%), praticamente metade é por não ter quem agraciar, e outros 22% não tem uma boa relação com o pai.

Cerca de 70% dos consumidores já decidiram o que comprar para o Dia dos Pais. Itens de vestuário e moda representam 50,36% das escolhas, aponta pesquisa da CDL Caxias do Sul. Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação

“O aumento no tíquete médio é explicado por duas variantes. A primeira delas é a elevação nos preços, de modo geral, mesmo com dois meses de deflação. O segundo ponto é um melhor resultado da economia, com crescimento constante no saldo de empregos formais no município, o que possibilita mais renda para a população. Ou seja, as pessoas estão percebendo que vão precisar investir mais para comprar um presente, mas elas também estão podendo gastar mais neste ano. Estamos otimistas com esses sinais de crescimento e de retomada”, avalia Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.

Cerca de 70% dos consumidores já decidiram o que comprar neste ano, com média de 1,4 presente. Os itens de vestuário e moda continuam sendo os preferidos, com 50,36% das intenções, seguidos de calçados (19,46%) e de perfumes e cosméticos (13,63%). Entre os fatores decisivos na hora da escolha estão o atendimento (40,70%), produtos de qualidade (17,98%), itens diferenciados (7,12%) e condições de pagamento (5,87%).

Neste Dia dos Pais, o favoritismo por lojas em shoppings e em bairros voltou a crescer, chegando, a 29,84% e 16,39% das escolhas, respectivamente. Comparado ao ano anterior, a procura pelos presentes em centros comerciais e nos estabelecimentos fora da área central podem dobrar.

Segundo Cervieri, durante a pandemia, os lojistas de shopping perderam uma parcela das vendas por conta das restrições. Ainda em agosto de 2021, os espaços estavam com os atendimentos limitados e as pessoas ainda tinham receio de frequentar. Esse cenário só começou a mudar próximo da Black Friday, em novembro.

“Neste ano, temos uma perspectiva muito melhor com o atendimento normalizado. Os estabelecimentos estão focados em atrair o público novamente para os shoppings. Percebemos que os empreendimentos estão investindo muito em marketing, em promoções, utilizando os recursos que foram pouco utilizados nos últimos dois anos para chamar o consumidor”, analisa.

No mesmo período, segundo o gerente Administrativo Financeiro, também houve uma migração dos clientes para lojas mais próximas às suas rotinas.

“Percebemos que muitos negócios estão abrindo unidades nos bairros para ficarem mais perto do público. O consumidor está buscando facilidades, sem precisar enfrentar obstáculos como estacionamento e até mesmo os próprios ambulantes nas calçadas da área central, que dificultam a circulação e entrada nos espaços”, pontua Cervieri.

Ambientação das lojas influencia nas vendas

Para quase 80% dos entrevistados na pesquisa de Dia dos Pais da CDL Caxias, a decoração das lojas é importante ou muito importante. O levantamento ainda identificou que a ambientação do ponto de venda colabora para que 75% dos clientes entrem e confiram os produtos. Apenas 6,77% dos participantes afirmaram que consideram irrelevante a ambientação.

“Além de atrair o público para dentro dos espaços, a decoração também é uma forma de lembrar a população sobre a proximidade da data. Nosso estudo observou que entre os motivos que ajudam a lembrar do Dia dos Pais está a época do ano (40,30%) e as pessoas comentando (15,82%), ou seja, precisamos fomentar para atrair ainda mais consumidores para o varejo”, destaca o gestor da CDL.

Para 77%, o Dia dos Pais remete muito ao sentimento de amor e gratidão. Esta afeição influencia 59% na hora das compras e também leva os consumidores a comemorarem mais fortemente a data (50%), a adquirirem mais presentes ou gastar mais (25,44%) e a criarem surpresas (22,81%).

A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 796 moradores de diferentes pontos da cidade, nos dias 27 e 28 de julho. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

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