Dia das Mães deve ter incremento de 4,9% na procura por presentes em Caxias do Sul
Pesquisa da CDL Caxias aponta que 53,9% devem ir às compras para a data. Tíquete médio deve registrar acréscimo de 3,6%, chegando a R$ 234,68. Consumidores estão pesquisando mais cedo por produtos e preços, o que indica cuidado na escolha do mimo
Faltando poucos dias para a celebração da segunda data mais aguardada pelo comércio, pesquisa da CDL Caxias aponta que a procura por presentes para o Dia das Mães deve apresentar crescimento de 4,9% em comparação a 2023. Dos entrevistados, 53,9% pretendem ir às compras, investindo em média R$ 234,68, uma alta de 3,6% em relação ao ano anterior. Para 2024, a estimativa é que 1,4 itens sejam adquiridos por consumidor.
O estudo revela ainda que entre os caxienses decididos a presentear, 62,6% já sabem o que comprarão. Os calçados lideram com 18,9% das escolhas, seguidos pelo vestuário e moda (17,8%). Outros itens entram na lista, como beleza e cuidados pessoais (16,5%), flores (14,2%), joias e relógios (9,4%), eletroeletrônicos (8,3%), vale-presente ou dinheiro (5,5%), utensílios domésticos (5,1%) e chocolates e doces (3,9%).
O segmento de serviços se mostrou representativo, sendo a escolha para 57,1% daqueles que irão festejar a data. Um almoço em casa foi a opção de 69,7%, enquanto a ida a restaurante é o desejo de 22,4% para o Dia das Mães. Outros 4,8% citaram beleza e estética e 3,1% viagem entre as opções.
A CDL Caxias ressalta que neste ano o comércio local deve registar acréscimo nas vendas, tendo em vista que em 2023 o resultado foi tímido. Embasada na pesquisa, a entidade acredita que os sentimento de amor e gratidão podem influenciar positivamente nas compras, conforme assinalado por 86,5% dos entrevistados. Entre as estratégias sugeridas para atrair mais clientes estão a decoração das lojas e maior oferta de produtos.
Investimentos nos presentes
Dos consumidores decididos a investir, mais da metade (54,1%) pretendem adquirir um presente melhor neste Dia das Mães. Outros 26,7% disseram que o produto está mais caro e 11,1% comprarão mais quantidade. Já 46,8% declararam que vão desembolsar menos, pois existe a necessidade de cortar gastos, e 38,3% revelaram que os produtos estão mais caros e não querem gastar um valor maior.
Dos 43,2% que responderam à pesquisa da CDL Caxias e afirmaram que não comprarão presentes, 50,5% não têm a quem presentear, 26,3% apontaram que a mãe mora longe e 12,6% possuem outras prioridades. Destes, 68,6% disseram que mesmo se algo fosse feito pelos lojistas não haveria motivação para ir às compras, mas 31,4% se mostraram dispostos a talvez comprar.
A CDL Caxias ainda identificou que 69,1% dos consumidores pesquisam antes de ir às compras e para 35,2% a busca começa uma semana antes. Outros 26,5% disseram que começam a sondar 15 dias antes da data, enquanto 22,6% fazem na véspera ou no dia e 15,7% um mês antes.
A procura por produtos diretos na loja lidera a preferência de 48,7% dos entrevistados. Cerca de 17,5% exploram em sites de lojas, enquanto 13,6% buscam em sites de pesquisas. O uso do Instagram foi indicado por 8,3% e o Facebook por 3,9%.
As lojas de rua do Centro são a opção para 62,1%, seguidas pelos estabelecimentos de rua de bairro (15,4%) e lojas de shopping center (14,7%). Apesar do comércio virtual ter sido apontado por apenas 6% dos entrevistados, neste ano o canal registrou alta de xx% em comparação a 2023.
O dinheiro foi o meio de pagamento preferido para 38,5%, seguido pelo Pix (20,5%) e cartão de débito (20%). O cartão de crédito é a opção para 19,7% e crediário para 1,3%.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães da CDL Caxias foi realizada com 678 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 16 e 19 de abril de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.