Segurança cibernética: qual a importância e como se proteger de ataques?
O número de ataques cibernéticos atingiu níveis alarmantes. Para você ter uma dimensão da situação, no ano de 2024, o Brasil continuou sendo o vice-campeão mundial em número de incidentes: mais de 700 milhões de ataques em 12 meses. Por isso, os lojistas devem, sim, investir em segurança cibernética!
Mesmo não atuando como e-commerce, esse é um cuidado que deve ser tomado. Afinal, as contas do seu comércio podem ser vítimas de tentativas de ataques que estão cada vez mais sofisticados.
Hoje vamos te contar o que é segurança cibernética, sua importância e trazer dicas que ajudarão a proteger o seu negócio. Confira a seguir!
O que é segurança cibernética?
A segurança cibernética abrange o conjunto de práticas, ferramentas, tecnologias e medidas implementadas para proteger sistemas, redes e dados contra acessos não autorizados por cibercriminosos.
Ela aborda desde ações que ajudarão a proteger informações sensíveis do seu negócio (como dados pessoais de clientes), até a criação de barreiras para evitar interrupções nas operações.
Para lojistas, a segurança cibernética ajuda a preservar informações financeiras,sensíveis de clientes e evitar fraudes em sistemas de pagamento. Com isso, você evita prejuízos que podem causar um estrago grande em seu negócio.
Qual a importância da segurança cibernética para os lojistas?
Os lojistas estão entre os alvos preferidos de cibercriminosos, sabia? Afinal, esse tipo de empresa lida com um alto volume de informações que podem ser muito valiosas para crimes cibernéticos, como fraudes bancárias.
Um único ataque, por exemplo, pode gerar perdas financeiras significativas, prejudicar a reputação do seu negócio e, em alguns casos, até mesmo levar ao encerramento das atividades.
Vamos ver a seguir os principais motivos para investir na proteção cibernética da sua empresa.
Proteção de dados sensíveis
No dia a dia, os lojistas lidam com dados pessoais e financeiros dos seus clientes, como números de cartões de crédito e informações de contato. Quando eles caem nas mãos de criminosos, eles conseguem fazer várias ações de fraude financeira.
Garantir a proteção desses dados é uma grande responsabilidade dos lojistas. Afinal, caso eles vazem, podem prejudicar os consumidores e, até mesmo, levar a ações legais contra a sua empresa.
Prevenção de interrupções nas operações
Determinados ataques cibernéticos podem derrubar o site ou sistemas de pagamento de uma loja. Quando isso acontece, os prejuízos com perda de oportunidade de vendas podem ser altos, especialmente se ocorrer uma demora para restabelecer as operações.
Além da perda de vendas, muitos clientes podem ficar irritados e insatisfeitos com o ocorrido e não voltarem ao seu negócio. Então, vale a pena ter uma atenção maior a esse ponto.
Preservação da reputação da loja
As empresas que sofrem ataques e, consequentemente, geram problemas para os clientes, podem perder parte da sua reputação. Afinal, muitas pessoas passam a não confiar mais que seus dados estarão protegidos.
Cumprimento de regulamentações
Você sabia que é legalmente responsável pelos dados que sua empresa armazena, inclusive de terceiros? Segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os negócios são obrigados a implementarem medidas de proteção para protegerem informações que elas coletem.
Se falhar, poderá enfrentar multas, processos judiciais e até interrupção das atividades, dependendo das determinações feitas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD).
Quais são os tipos de ataques cibernéticos mais comuns?
Para conseguir prevenir os ataques cibernéticos, é importante conhecer quais são os mais comuns, ou seja, aqueles que sua empresa estará mais suscetível a sofrer. Vamos falar mais sobre eles a seguir!
DDoS
O DDoS é um ataque voltado para sobrecarregar o servidor da loja com um grande volume de tráfego. Com isso, o site ou o sistema interno fica indisponível para ser usado.
Ele pode ser usado tanto para causar interrupções temporárias e prejudicar a operação do negócio quanto, também, ser uma cortina de fumaça para outros ataques mais sérios.
Phishing
O phishing é um dos tipos de ataques mais realizados no Brasil. Nele, os cibercriminosos enviam mensagens falsas, geralmente por e-mail, SMS ou aplicativos de conversação (como o WhatsApp). O objetivo é enganar a vítima, fingindo ser uma comunicação genuína e obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários.
Por exemplo, você pode receber no e-mail cadastrado no CNPJ da sua loja uma comunicação para “regularizar sua situação junto à Receita Federal”, pedindo para clicar em um link.
Ao acessar esse site, os criminosos podem solicitar dados sensíveis ou, então, terem acesso ao e-mail do seu negócio.
Spearphishing
Como o próprio nome sugere, esse é um ataque parecido com o phishing. Porém, ele é mais direcionado e personalizado. Os atacantes pesquisam antes informações sobre a vítima, para criar mensagens que pareçam confiáveis, aumentando as chances de sucesso.
Por ser mais personalizado e direcionado, ele pode vir em outras formas de comunicação, como os aplicativos de mensagem (como WhatsApp e Telegram), fingindo que é um contato confiável da empresa. Então, atenção para comunicações suspeitas!
Man-in-the-middle
Nesse tipo de ataque, o criminoso consegue interceptar a comunicação entre duas partes. Por exemplo, ele consegue visualizar o contato entre cliente e o site da loja, conseguindo capturar ou, até mesmo, mudar informações transmitidas, como dados de pagamento.
Como proteger sua empresa de ataques cibernéticos?
Os ataques que você viu anteriormente podem causar muitos danos e, até mesmo, levar ao fechamento do seu negócio. Por isso, é fundamental saber como proteger a empresa de ataques cibernéticos.
Confira dicas que ajudarão nisso a seguir!
Invista em uma solução de segurança robusta
Vale a pena investir na adoção de firewalls, antivírus e sistemas de monitoramento para proteger os dados e o fluxo de tráfego do seu negócio. Eles identificam tentativas de acessos não autorizados e impedem o ataque de ocorrer.
Adote o SSL (Secure Socket Layer)
Os certificados SSL são indispensáveis para criptografar a comunicação entre o site e os usuários, sendo uma das principais formas de impedir ataques como o man-in-the-middle.
Realize backups regulares
Proteja informações importantes, armazenando-as em locais seguros. Assim, caso algum incidente aconteça, sua empresa estará protegida contra perdas de dados em caso de ataques ou falhas técnicas.
Treine sua equipe
Muitos ataques acontecem por erro humano, por exemplo, ao não conseguir identificar um ataque de phishing. Por isso, é importante ensinar seus funcionários sobre como identificar mensagens suspeitas e não clicar em links ou baixar arquivos desconhecidos.
Mantenha softwares atualizados
Quando seu negócio usa sistemas desatualizados, eles ficam vulneráveis à exploração de falhas. Por isso, sempre use a versão atualizada da ferramenta e que seja original.
Limite o acesso a informações sensíveis
Permita que apenas pessoas autorizadas possam acessar dados confidenciais da empresa. Isso ajuda a reduzir os riscos de vazamentos por erros humanos ou uso indevido deles.
A segurança cibernética é um tema atual, que merece atenção dos lojistas, para evitar dores de cabeça e prejuízos futuros. Siga as dicas que listamos anteriormente e proteja seu negócio!
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