10 maiores tendências de varejo segundo a NRF 2025
A evolução do setor de varejo é acompanhada bem de perto por aqui, e você deveria fazer o mesmo. Para isso, você pode participar de eventos, como o NRF 2025, que apontou quais são as promessas da área para esse ano.
Precisamos ter em mente que conhecer as tendências é o primeiro passo rumo à inovação na empresa, deixando claro para os consumidores que você se preocupa em oferecer sempre o melhor.
Com essa alta demanda de conhecimento, eventos são muito úteis para trocar experiências, conhecer cases de sucesso e ficar por dentro do que há de novo. Nesse texto, vamos apresentar as 10 tecnologias que prometem para 2025, segundo a NRF. Quer saber mais? Vem com a gente!
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade nas empresas deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade, com consumidores cada vez mais atentos às escolhas ambientais e sociais das marcas.
Pequenos negócios podem começar com ações simples, como reduzir o desperdício de recursos. Uma loja que usa sacolas recicláveis e/ou adota medidas de eficiência energética, como lâmpadas LED, além de prezar pela sustentabilidade, também consegue reduzir custos.
2. Novas formas de pagamento
Um outro ponto abordado é o crescente uso de soluções como carteiras digitais, pagamentos por aproximação, criptomoedas, entre outros meios.
Essas formas de pagamento conferem mais conveniência e segurança tanto para consumidores quanto para empresas. Então, adotar métodos como o PIX e pagamentos via QR Code, por exemplo, pode atrair clientes que buscam mais agilidade nas transações.
Implementar essas tecnologias também ajuda a reduzir o tempo de espera e melhora a experiência de compra, tornando o processo mais rápido e eficiente.
3. Personalização
Consumidores buscam empresas que atendem suas preferências. Assim, adaptar produtos e serviços às expectativas do público é um jeito de criar um relacionamento mais próximo.
Portanto, analise dados de compras anteriores para entender as preferências do cliente e tornar o momento de compra mais relevante.
A personalização também pode ser aplicada no atendimento. Oferecer descontos com base no histórico de compras e/ou criar promoções direcionadas são maneiras simples de mostrar que a empresa se preocupa com cada cliente, sem a necessidade de grandes investimentos.
4. Inteligência artificial
IAs, especialmente as degenerativas, estão super em alta, então é claro que o assunto de inteligência artificial marcou presença na apresentação de tendências. Essa ferramenta é valiosa para melhorar os processos e a percepção do cliente.
Em pequenas empresas, ela pode ser aplicada em áreas como atendimento, análise de dados e gerenciamento de estoque. É muito comum, por exemplo, usar chatbots para responder dúvidas ou sistemas que recomendam produtos com base no comportamento do cliente.
Automatizar tarefas repetitivas com IA também libera tempo para focar em outras áreas do negócio, reduzindo os erros e consequentemente a chance de retrabalhos.
5. Foco nas pessoas
Investir no bem-estar da equipe melhora o clima organizacional e aumenta o comprometimento com os objetivos da empresa. Sendo assim, valorizar os colaboradores, além de ser uma tendência, faz com que o ambiente seja mais produtivo e motivador.
Tomamos como exemplo os programas de capacitação, que ajudam o funcionário a se desenvolver e a crescer junto com o negócio. Outro ponto importante é reconhecer os esforços e dar benefícios que atendem as vontades dos colaboradores, contribuindo também para a redução da rotatividade.
6. Hibridização
A hibridização combina diferentes métodos e modelos de negócios para criar um fluxo de compra mais completo para os clientes. Um exemplo é o uso de e-commerce aliado à possibilidade de retirar produtos na loja, conectando a conveniência digital à interação física da compra.
Essa prática também se aplica ao ambiente de trabalho, com equipes que trabalham híbrida ou remotamente. Permitindo essa flexibilidade, a empresa melhora a satisfação dos colaboradores, além de aumentar a produtividade.
7. Live shopping
O live shopping combina transmissões ao vivo com vendas online, incentivando quem está assistindo a comprar a partir da apresentação em tempo real. Esse formato aproxima as empresas dos clientes, criando uma dinâmica mais interativa e personalizada.
Durante uma transmissão, os vendedores podem tirar dúvidas, apresentar os produtos e oferecer promoções exclusivas. Sendo assim, é uma maneira de aumentar o engajamento e proporcionar uma experiência de compra mais envolvente.
8. Privacidade dos dados
A proteção de dados pessoais é uma prioridade para empresas que buscam construir confiança com seus clientes. Implementar medidas para garantir a privacidade das informações demonstra o compromisso com a segurança e o respeito aos consumidores.
Todo o processo deve ser seguro, desde a coleta de dados até o seu armazenamento, sempre com a transparência necessária sobre como essas informações serão utilizadas.
Então, se essa ainda não é uma preocupação na sua empresa, é hora de definir políticas claras de privacidade e usar tecnologias de segurança adequadas, evitando vazamentos e o uso indevido de dados. Mais um ponto positivo dessa tendência é o cumprindo regulamentações, como a LGPD.
9. Tecnologia Just Walk Out
A tecnologia Just Walk Out é quando clientes fazem compras em lojas físicas sem precisar passar pelo caixa. Utilizando sensores e câmeras, o sistema identifica os itens retirados das prateleiras e realiza a cobrança automaticamente, sem a necessidade de interação com um atendente.
Com essa tecnologia, é possível reduzir o tempo de espera e melhorar a eficiência operacional. Além disso, é uma solução inovadora para atender ao público que busca conveniência e agilidade, especialmente em ambientes de grande movimento.
10. Retail media
O retail media consiste em usar plataformas de e-commerce para exibir anúncios aos consumidores enquanto fazem compras.
Essa estratégia pode gerar uma nova fonte de receita e melhorar o engajamento com os clientes, seguindo a tendência de avaliações dos produtos com fotos e vendas do produto real, na mão de quem comprou.
Fora isso, anunciar no próprio ambiente de compra aumenta a chance de conversão, já que o cliente está em um momento de decisão. Quem nunca observou os itens das prateleiras na fila de um caixa e acabou levando algum item a mais que encontrou ali? No ambiente online, a ideia é a mesma.
Confira os outros destaques da NRF 2025:
- integração e segurança;
- crescimentos dos marketplaces;
- lojas físicas se estabelecendo;
- foco total na experiência;
- comportamento de compra da geração X e dos millennials;
- desafios de vender para a geração alfa;
- mudanças nas estratégias de marketing;
- fim do marketing linear;
- social e-commerce
- cashless payments;
- quinta parede;
- política alimentar;
- mercado de bem-estar;
- supermercados online;
- estratégias circulares etc.
Essas foram algumas das tendências apontadas no NRF 2025. Como a sua empresa está posicionada dentro desse contexto? Analise os tópicos para entender quais desses elementos fazem sentido para o seu negócio e comece a planejar a implementação.
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