Use gatilhos mentais para vender mais

Gatilhos mentais são diretrizes que o nosso cérebro adota para tomar decisões mais rapidamente. Normalmente precisamos considerar muitos fatores antes de tomar uma decisão. Os gatilhos mentais são como atalhos que a nossa mente toma para decidir mais rapidamente. São “empurrãozinhos” que podemos dar ao cérebro para que ele decida logo.

Existem dezenas de gatilhos mentais, porém iremos deixar abaixo 3 que você pode utilizar de forma rápida e já comprovar a efetividade deles, vendendo mais em sua loja:

Gatilho Mental da Escassez

Esse gatilho ativa o estado de urgência na pessoa, em vendas faz com que o seu cliente indeciso tome uma decisão rápida a respeito da compra do seu produto ou serviço. Esse gatilho é muito poderoso e sempre deve ser utilizado de forma ética.

Para ativar esse gatilho procure limitar a sua oferta a uma determinada quantidade de pessoas, ou ofereça algo como desconto, bônus, premiações, etc. para as mesmas. Você também pode delimitar uma data para o encerramento da oferta, quando você faz uma oferta restrita pela quantidade ou pelo tempo consegue ativar o comportamento de urgência nas pessoas, fazendo com que elas saiam do estado de inércia e entrem em ação.

Gatilho Mental da Reciprocidade

Esse gatilho mental ativa a necessidade de retribuição na pessoa, em vendas faz com que o cliente sinta internamente uma “obrigação” em retribuir algo a você, no caso a compra de um produto. Esse gatilho faz com que o cliente também baixe a guarda e fique muito mais aberto a receber a oferta.

Para ativar o gatilho da reciprocidade você deve primeiro oferecer algo de valor para o seu cliente, isso pode ser uma informação, uma amostra gratuita, uma experiência positiva, não importa, o seu cliente deve sentir que o que ele está recebendo de você seja realmente importante para ele, e você deve entregar de forma gratuita, internamento a pessoa vai se sentir na obrigação de retribuir a você.

Um exemplo clássico e prático desse gatilho é encontrado em dois momentos bem comuns da nossa vida cotidiana, o primeiro é quando você recebe um elogio, frequentemente você busca elogiar a pessoa de volta, não é mesmo? O outro é quando você é convidado para alguma festa ou evento por um amigo ou conhecido, normalmente na próxima oportunidade que você tiver, irá convidar a pessoa também.

Gatilho Mental da Curiosidade

O gatilho mental da curiosidade ativa um processo extremamente poderoso no cérebro, normalmente ele abre uma janela de pensamento incompleto na pessoa, e nosso cérebro fica com essa janela aberta até que a informação que esteja faltando seja completada.

Esse estado faz com que a pessoa busque a informação de forma bem assertiva, fazendo com que a sua marca fique na mente do seu cliente ou, faça ele tomar uma ação que você queira que ele faça.

Para ativar o gatilho da curiosidade procure dar informações incompletas que fazem a pessoa querer saber mais, ao fazer isso fará com que o potencial cliente aja para alcançar o seu objetivo.

Um exemplo bem comum desse gatilho é visto quando as pessoas falam do “Que” sem falar o “Como”, a pessoa satisfaz uma parte, porém a outra ela vai buscar e nesse momento você pode oferecer um produto ou serviço que a ajudará.

 

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s