Use gatilhos mentais para vender mais

Gatilhos mentais são diretrizes que o nosso cérebro adota para tomar decisões mais rapidamente. Normalmente precisamos considerar muitos fatores antes de tomar uma decisão. Os gatilhos mentais são como atalhos que a nossa mente toma para decidir mais rapidamente. São “empurrãozinhos” que podemos dar ao cérebro para que ele decida logo.

Existem dezenas de gatilhos mentais, porém iremos deixar abaixo 3 que você pode utilizar de forma rápida e já comprovar a efetividade deles, vendendo mais em sua loja:

Gatilho Mental da Escassez

Esse gatilho ativa o estado de urgência na pessoa, em vendas faz com que o seu cliente indeciso tome uma decisão rápida a respeito da compra do seu produto ou serviço. Esse gatilho é muito poderoso e sempre deve ser utilizado de forma ética.

Para ativar esse gatilho procure limitar a sua oferta a uma determinada quantidade de pessoas, ou ofereça algo como desconto, bônus, premiações, etc. para as mesmas. Você também pode delimitar uma data para o encerramento da oferta, quando você faz uma oferta restrita pela quantidade ou pelo tempo consegue ativar o comportamento de urgência nas pessoas, fazendo com que elas saiam do estado de inércia e entrem em ação.

Gatilho Mental da Reciprocidade

Esse gatilho mental ativa a necessidade de retribuição na pessoa, em vendas faz com que o cliente sinta internamente uma “obrigação” em retribuir algo a você, no caso a compra de um produto. Esse gatilho faz com que o cliente também baixe a guarda e fique muito mais aberto a receber a oferta.

Para ativar o gatilho da reciprocidade você deve primeiro oferecer algo de valor para o seu cliente, isso pode ser uma informação, uma amostra gratuita, uma experiência positiva, não importa, o seu cliente deve sentir que o que ele está recebendo de você seja realmente importante para ele, e você deve entregar de forma gratuita, internamento a pessoa vai se sentir na obrigação de retribuir a você.

Um exemplo clássico e prático desse gatilho é encontrado em dois momentos bem comuns da nossa vida cotidiana, o primeiro é quando você recebe um elogio, frequentemente você busca elogiar a pessoa de volta, não é mesmo? O outro é quando você é convidado para alguma festa ou evento por um amigo ou conhecido, normalmente na próxima oportunidade que você tiver, irá convidar a pessoa também.

Gatilho Mental da Curiosidade

O gatilho mental da curiosidade ativa um processo extremamente poderoso no cérebro, normalmente ele abre uma janela de pensamento incompleto na pessoa, e nosso cérebro fica com essa janela aberta até que a informação que esteja faltando seja completada.

Esse estado faz com que a pessoa busque a informação de forma bem assertiva, fazendo com que a sua marca fique na mente do seu cliente ou, faça ele tomar uma ação que você queira que ele faça.

Para ativar o gatilho da curiosidade procure dar informações incompletas que fazem a pessoa querer saber mais, ao fazer isso fará com que o potencial cliente aja para alcançar o seu objetivo.

Um exemplo bem comum desse gatilho é visto quando as pessoas falam do “Que” sem falar o “Como”, a pessoa satisfaz uma parte, porém a outra ela vai buscar e nesse momento você pode oferecer um produto ou serviço que a ajudará.