Como tornar a sua empresa mais rentável e competitiva

Todo empreendimento, independentemente do porte e segmento, precisa estabelecer uma estratégia para se manter competitivo e rentável, principalmente, num mercado cada vez mais limitado e saturado. Melhorar o processo produtivo, reduzir (ou eliminar) custos desnecessários, otimizar recursos e aumentar a produtividade são a alavanca para o sucesso.

Investir em processos bem planejados, ideias inovadoras, que aproveitam ao máximo as possibilidades tecnológicas disponíveis para as várias etapas produtivas, são elementos que asseguram a manutenção e o crescimento do negócio.

Não existe uma receita perfeita e, tampouco, uma fórmula mágica para dar um salto na produtividade e atingir a excelência que as empresas buscam, é preciso ir além, é necessário fazer uma avaliação dos objetivos do negócio e analisar a implementação de inovações nos processos.

Qualquer empresa está apta a ser mais rentável, atingir níveis elevados de qualidade e, por consequência, tornar-se mais competitiva, e isto pode ser possível aprimorando seus processos produtivos e aderindo a instrumentos de gestão — o mercado está cheio de oportunidades excepcionais.

Pensando nisso, levantamos algumas maneiras de como deixar uma empresa rentável e competitiva. Acompanhe nosso post e saiba maiores detalhes!

Invista em instrumentos de gestão

Segundo pesquisa do Gartner Group, 70% dos projetos “fracassam” na fase de cumprimento do cronograma, custos e qualidade, enquanto que 50% são executados acima do “orçamento”.

Investir em sistemas de gestão que possam integrar todos os setores da empresa e manter uma comunicação eficiente entre todos os funcionários e gestores é, sem dúvida, a chave para o sucesso.

Ao aderir a sistemas integrados o gestor pode estabelecer uma gestão estratégica mais adequada, ter maior controle das informações, melhor gerenciamento, registrar um histórico inteligente das informações, ser mais ágil e disponível na extração de dados para uma tomada de decisão mais assertiva e rápida. Estas são as grandes vantagens de gestores quando investem em instrumentos de gestão para os processos internos da empresa.

Acompanhe os resultados

A pergunta que todo empreendedor se faz: “Como ter maiores resultados?” Através do uso de sistemas de gestão integrada o gestor pode ter em mãos dados e informações sobre seu negócio e tomar as decisões com base na realidade da sua empresa.

Com informações reais o empreendedor passa a ter maior controle sobre todas as etapas produtivas e a identificar quais os gargalos estão impossibilitando o alcance de melhores resultados.

Atente-se aos riscos

Manter uma empresa competitiva e rentável exige do gestor um bom planejamento financeiro, uma vez que muitos riscos de insucesso surgem com uma má gestão das finanças.

Uma pequena falha, se não identificada a tempo, pode levar a empresa a sérias complicações no seu funcionamento e até mesmo culminar em seu fechamento. Fique atento:

• Descontrole do fluxo de caixa: muitas empresas apresentam sérios problemas financeiros por não manterem um controle de fluxo de caixa eficiente. É preciso manter o registro e acompanhamento de toda as movimentações de dinheiro que entra e sai da empresa, detalhadamente. Projete, ainda, seu fluxo de caixa futuro, visando um maior controle sobre o que você tem que pagar e o que tem para receber. Assim é possível estabelecer ações proativas ao invés de reativas.
  • Custos elevados de produção: depende de um bom planejamento e orçamento inicial. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos fixos e variáveis que serão utilizados, o que auxilia na previsão dos gastos mensais e o gestor não tem surpresas desagradáveis, como a falta de recursos financeiros, de insumos e outros itens. Ainda assim, é possível buscar fornecedores mais baratos, otimizar o processo de produção e cortar custos que não impactam a qualidade nem as condições de trabalho dos funcionários.
  • Falta de capital de giro: Este é um dos principais problemas enfrentados por muitas empresas. Quando a empresa passa a ter falta de capital de giro ela passa a ter problemas em manter em funcionamento suas atividades operacionais. Planejar todos os gastos da empresa e controlar prazos e valores para pagamento de fornecedores levando em consideração os recebimentos, garantem a saúde financeira do negócio.

Acompanhe o mercado

Não basta apenas reduzir  (ou eliminar) custos e revisar processos, pessoas e tecnologia, é preciso levar em consideração as oscilações do mercado e a concorrência, só assim é possível ter uma empresa rentável.

Muitos negócios seguem caminhos errados por não levarem em consideração novos cenários externos, o que implica em não acompanhar novas tendências e fugir das novas necessidades do público-alvo. Consumidores insatisfeitos tendem a procurar outros produtos/serviços e isto não é tão difícil, já que a concorrência está acirrada e a busca pela inovação é o que vem destacando muitos negócios. Por isso, acompanhe o mercado!

Treine sua equipe

Colaboradores alinhados aos objetivos do negócio e motivados a buscarem melhores resultados são fundamentais numa boa gestão. Alcançar uma maior rentabilidade está estritamente relacionado ao bom desempenho dos deles. Por isso, promover treinamentos é fundamental!

É preciso que eles participem da elaboração das metas e estratégias empresariais e saibam exatamente o que devem fazer, como devem fazer e onde devem chegar. Manter uma comunicação clara e objetiva entre gestores e colaboradores é a chave do sucesso para melhores resultados e, assim, maior lucratividade.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre como deixar uma empresa mais competitiva e rentável?

Mande suas dúvidas aqui!