Como tornar a sua empresa mais rentável e competitiva

Todo empreendimento, independentemente do porte e segmento, precisa estabelecer uma estratégia para se manter competitivo e rentável, principalmente, num mercado cada vez mais limitado e saturado. Melhorar o processo produtivo, reduzir (ou eliminar) custos desnecessários, otimizar recursos e aumentar a produtividade são a alavanca para o sucesso.

Investir em processos bem planejados, ideias inovadoras, que aproveitam ao máximo as possibilidades tecnológicas disponíveis para as várias etapas produtivas, são elementos que asseguram a manutenção e o crescimento do negócio.

Não existe uma receita perfeita e, tampouco, uma fórmula mágica para dar um salto na produtividade e atingir a excelência que as empresas buscam, é preciso ir além, é necessário fazer uma avaliação dos objetivos do negócio e analisar a implementação de inovações nos processos.

Qualquer empresa está apta a ser mais rentável, atingir níveis elevados de qualidade e, por consequência, tornar-se mais competitiva, e isto pode ser possível aprimorando seus processos produtivos e aderindo a instrumentos de gestão — o mercado está cheio de oportunidades excepcionais.

Pensando nisso, levantamos algumas maneiras de como deixar uma empresa rentável e competitiva. Acompanhe nosso post e saiba maiores detalhes!

Invista em instrumentos de gestão

Segundo pesquisa do Gartner Group, 70% dos projetos “fracassam” na fase de cumprimento do cronograma, custos e qualidade, enquanto que 50% são executados acima do “orçamento”.

Investir em sistemas de gestão que possam integrar todos os setores da empresa e manter uma comunicação eficiente entre todos os funcionários e gestores é, sem dúvida, a chave para o sucesso.

Ao aderir a sistemas integrados o gestor pode estabelecer uma gestão estratégica mais adequada, ter maior controle das informações, melhor gerenciamento, registrar um histórico inteligente das informações, ser mais ágil e disponível na extração de dados para uma tomada de decisão mais assertiva e rápida. Estas são as grandes vantagens de gestores quando investem em instrumentos de gestão para os processos internos da empresa.

Acompanhe os resultados

A pergunta que todo empreendedor se faz: “Como ter maiores resultados?” Através do uso de sistemas de gestão integrada o gestor pode ter em mãos dados e informações sobre seu negócio e tomar as decisões com base na realidade da sua empresa.

Com informações reais o empreendedor passa a ter maior controle sobre todas as etapas produtivas e a identificar quais os gargalos estão impossibilitando o alcance de melhores resultados.

Atente-se aos riscos

Manter uma empresa competitiva e rentável exige do gestor um bom planejamento financeiro, uma vez que muitos riscos de insucesso surgem com uma má gestão das finanças.

Uma pequena falha, se não identificada a tempo, pode levar a empresa a sérias complicações no seu funcionamento e até mesmo culminar em seu fechamento. Fique atento:

  • Descontrole do fluxo de caixa: muitas empresas apresentam sérios problemas financeiros por não manterem um controle de fluxo de caixa eficiente. É preciso manter o registro e acompanhamento de toda as movimentações de dinheiro que entra e sai da empresa, detalhadamente. Projete, ainda, seu fluxo de caixa futuro, visando um maior controle sobre o que você tem que pagar e o que tem para receber. Assim é possível estabelecer ações proativas ao invés de reativas.
  • Custos elevados de produção: depende de um bom planejamento e orçamento inicial. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos fixos e variáveis que serão utilizados, o que auxilia na previsão dos gastos mensais e o gestor não tem surpresas desagradáveis, como a falta de recursos financeiros, de insumos e outros itens. Ainda assim, é possível buscar fornecedores mais baratos, otimizar o processo de produção e cortar custos que não impactam a qualidade nem as condições de trabalho dos funcionários.
  • Falta de capital de giro: Este é um dos principais problemas enfrentados por muitas empresas. Quando a empresa passa a ter falta de capital de giro ela passa a ter problemas em manter em funcionamento suas atividades operacionais. Planejar todos os gastos da empresa e controlar prazos e valores para pagamento de fornecedores levando em consideração os recebimentos, garantem a saúde financeira do negócio.

Acompanhe o mercado

Não basta apenas reduzir  (ou eliminar) custos e revisar processos, pessoas e tecnologia, é preciso levar em consideração as oscilações do mercado e a concorrência, só assim é possível ter uma empresa rentável.

Muitos negócios seguem caminhos errados por não levarem em consideração novos cenários externos, o que implica em não acompanhar novas tendências e fugir das novas necessidades do público-alvo. Consumidores insatisfeitos tendem a procurar outros produtos/serviços e isto não é tão difícil, já que a concorrência está acirrada e a busca pela inovação é o que vem destacando muitos negócios. Por isso, acompanhe o mercado!

Treine sua equipe

Colaboradores alinhados aos objetivos do negócio e motivados a buscarem melhores resultados são fundamentais numa boa gestão. Alcançar uma maior rentabilidade está estritamente relacionado ao bom desempenho dos deles. Por isso, promover treinamentos é fundamental!

É preciso que eles participem da elaboração das metas e estratégias empresariais e saibam exatamente o que devem fazer, como devem fazer e onde devem chegar. Manter uma comunicação clara e objetiva entre gestores e colaboradores é a chave do sucesso para melhores resultados e, assim, maior lucratividade.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre como deixar uma empresa mais competitiva e rentável?

Mande suas dúvidas aqui!

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s