Ferramentas que auxiliam a gestão do tempo

Organizar melhor o tempo pode ser uma tarefa menos crítica se você utilizar ferramentas que lhe auxiliem nesse processo. O segredo é insistir até que se crie uma rotina de utilização da ferramenta. Atualmente estão disponíveis aplicativos gratuitos que facilitam o planejamento do dia a dia, além de modelos e metodologias simples de aplicar.

Veja a lista e pesquise o aplicativo ou ferramenta que mais se adequam ao seu estilo e às suas necessidades e mãos à obra!

  1. Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência): Ajuda a priorizar problemas e traçar planos de ação a partir de suas gravidades, urgências e tendências. Possibilita a quantificação de informações e pontuação de itens analisados de acordo com o grau de prioridade.
  2. Gráfico de Impacto x Esforço: Destaca a priorização das ações importantes em detrimento das urgentes. Para quem é visual, é uma boa forma de programar as tarefas.
  3. GTD (Getting Things Done) ou “Fazer Acontecer”: Prioriza o planejamento. Antes de iniciar qualquer projeto, deve-se pensar nas ações que levarão a atingir o objetivo final. A metodologia se utiliza de 5 fases, chamadas de estágios de produtividade:

– Recolher: recursos, tarefas, ideias;

– Processar: analisar os inputs dando significados a eles e estabelecer compromissos;

– Organizar: colocar as informações obtidas na fase anterior em sistemas de confiança para lembrar de tudo e facilitar o acesso às informações;

– Executar: realizar as tarefas previstas;

– Revisar periodicamente: rever a estratégia e melhorar o sistema para atingir melhores resultados.

  1. Evernote: Organiza ideias off-line e seus achados online. Assim, fica fácil catalogar e acessar suas anotações quando precisar executar algo relacionado às ideias documentadas, o que faz você ganhar tempo!
  2. it: Coordena melhor o fluxo de suas tarefas, dando prioridade e organizando por clientes e projetos. Cada tarefa tem uma timeline própria e é possível a comunicação via sistema com outras áreas ou pessoas das quais você dependa para concluir uma tarefa. A ferramenta pode ser acessada por laptop e dispositivos móveis.
  3. Remember the Milk: Ajuda a controlar tarefas. O aplicativo combina calendário com listas de tarefas, entre outras funcionalidades.

Você tem mais dicas e quer compartilhar conosco suas melhores práticas para gerir o tempo?

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s