Qual é a importância da gestão de risco no seu negócio?

A gestão de risco é parte importante do planejamento estratégico da empresa principalmente porque é graças a ela que o negócio lida com as incertezas do mercado, que podem gerar efeitos positivos ou negativos nas finanças.

A pergunta é: você, empreendedor, dá a devida atenção ao gerenciamento de risco do seu negócio?

As perdas aumentaram e a equipe não cumpriu as metas? Atenção, o seu gerenciamento pode estar deixando pontos importantes fora do planejamento. A gestão de risco visa justamente auxiliar o administrador a prever, pelo menos em parte, riscos que podem ter efeitos negativos, e lidar com soluções pontuais para minimizar as perdas e até encontrar novas oportunidades nas ações de risco.

Business man pressing high tech type of modern graph on a virtua

Além de estar presente no planejamento da empresa, a gestão de risco deve levar em conta a administração dos recursos humanos e materiais do negócio e a melhor maneira de otimizar cada etapa, reduzindo perdas e aproveitando os recursos disponíveis.

A ISO 31.000, que aborda a gestão de risco, descreve alguns pontos chaves para se observar durante o planejamento e abaixo estão alguns tópicos para ajudar o empreendedor que não implementou a gestão, ou está em atraso, a organizar um fluxograma:

• Proteger e criar valor para as organizações;
  • Abordar explicitamente à incerteza;
  • Ser sistemática, estruturada e oportuna;
  • Basear-se nas melhores informações disponíveis;
  • Estar alinhada com os contextos internos e externos da organização e com o perfil do risco;
  • Considerar os fatores humanos e culturais;
  • Ser transparente e inclusiva;
  • Ser dinâmica, interativa e capaz de reagir às mudanças;
  • Permitir a melhoria contínua dos processos da organização.

As vantagens de manter uma gestão de risco é que através dela é possível administrar com objetividade mesmo nas situações incertas, considerando as perdas, reduzindo as despesas e prejuízos operacionais, além de aproveitar oportunidades que de outra maneira não seriam consideradas e, claro, otimizar o dinheiro da empresa.

A gestão de risco também auxilia o gestor durante mudanças e projetos não planejados, quando alterações significativas foram implementadas na empresa, ou houve acidentes e danos, e também quando há necessidade de mudanças técnicas ou legais. Além disso, periodicamente é interessante revisar o plano da gestão de risco e fazer as mudanças necessárias.

Então, empreendedor, a gestão de risco está na sua pauta?

Para saber mais sobre o tema confira um fluxograma no site do Tribunal de Contas de União http://portal.tcu.gov.br/gestao-e-governanca/gestao-de-riscos/.

2 comentários sobre “Qual é a importância da gestão de risco no seu negócio?”

1. Pingback: Quais são os vilões do fluxo de caixa da sua empresa? – Blog

2. Pingback: 3 dicas para impulsionar a rentabilidade da sua empresa – Blog