7 erros para evitar na gestão de uma empresa

Administrar um negócio é como um jogo, onde há erros e acertos. Entre a concepção da empresa e o funcionamento de fato, o empreendedor passa por várias etapas de planejamento e avaliação, e essa é a atitude que deve ser mantida desde a inauguração e, claro, durante toda gestão do negócio. Abaixo estão reunidos 7 erros frequentes para evitar ou ficar atento na administração da empresa.

1 – Falta de planejamento atinge negativamente dois aspectos fundamentais da gestão da empresa: mau uso do tempo e falta de prioridades. Não planejar coloca o gestor em situações limites e, muitas vezes, difíceis de reverter, portanto mantenha sempre as metas em mente e atualizadas;

2 – O controle das atividades do negócio também é fundamental. Como no tópico anterior, o gestor precisa estar atento aos objetivos atingidos e o que ficou pendente, para assim elaborar novas ações. Manter o controle das atividades é ideal e prefira reunir todas as anotações em um local, de acordo com a preferência e fácil acesso (agenda, planilha no computador, app para celular);

3 – Tendência mundial, contar com o apoio da equipe é fundamental na administração do negócio, portanto não ignore seus funcionários. É importante que o gestor ouça os desafios do trabalho e também as sugestões que os colaboradores tem a oferecer, para assim planejar estratégias que supram as carência da empresa;

Teamwork

4 – Treine o pessoal. Oferecer qualificação aos colaboradores é ganho para empresa, que oferecerá um serviço melhor, e também aumenta as chances de o funcionário se identificar com o negócio, e assim contribuir para o crescimento da marca. Vendedor despreparado significa também perda nas vendas;

LEIA MAIS: 5 dicas para impulsionar seu negócio 

5 – Erro frequente, a falta de comunicação dentro da empresa pode deixar tanto funcionários quanto gestores em situação delicada. Lembre-se da importância de atualizar toda equipe a cada mudança de metas ou estratégias, promoções e novidades, para que informações contraditórias não cheguem ao cliente;

6 – Assim como a comunicação interna é fundamental, fomentar a união da equipe também é parte importante da gestão. A troca de informações dentro da empresa possibilita avaliar situações de risco e trabalhar em cima delas. Fique atento também ao tipo de competição estimulada entre os colaboradores. O foco errado normalmente vem acompanhado de resultados negativos e inimizade entre os funcionários;

7 – A emoção também faz parte do processo administrativo e de venda porque afinal é executado por pessoas e para pessoas. E a emoção também é essencial na finalização da venda. Um funcionário disposto irá apresentar para o cliente as melhores alternativas de produtos e serviços e a boa disposição do vendedor também pode (e vai) influenciar na decisão de compra do cliente.

As dicas de hoje foram úteis? Que outros erros podem ser evitados na gestão da empresa? Compartilhe sua experiência e dicas nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s