Como o Canvas pode ajudar a sua empresa?

Você planeja o seu negócio? Quais são os pontos que você analisa?

Saber onde você quer chegar pode ser simples, mas saber como e de que maneira atingir os resultados desejados na sua empresa são grandes desafios!

Uma das ferramentas utilizadas para o planejamento de empreendedores é o Canvas, metodologia apresentada no livro Business Model Canvas, de Alex Osterwalder e Yves Pigneur.

O Canvas é um formato de mapa simples na qual o empreendedor pode descrever alguns dos aspectos a serem avaliados na hora de abrir ou aplicar mudanças em um negócio.

Com ele, é possível identificar 4 fatores indispensáveis: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Com base nesses aspectos é possível desenhar: segmento de cliente, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, recursos, atividades e parceiros,  estruturas e fonte de receita.

É importante entender que o Canvas não aprofunda com exatidão cada tema. Ele apresenta de uma forma mais simples e prática um todo do planejamento do negócio. Sendo assim, o Canvas não substitui um planejamento de negócios, porém, é a chave para diversos questionamentos dos profissionais que desejam ter maior autonomia e certeza na tomada de decisões, investimentos e mudanças.

Quer testar o Canvas? Clique aqui (versão disponível da ferramenta em inglês).