Como se preparar nas compras e reposição de estoque para o Natal

Quem é lojista tem muitas preocupações: prateleiras, vitrine, lançamentos, promoções, funcionários… a lista é gigante. Muitos, no entanto, preocupam-se muito com a parte que o cliente vê e esquecem de dar atenção à parte que ele não vê: o estoque.

Ter um estoque organizado e bem gerenciado pode ajudar sim na satisfação do cliente. O Uol Impulso Digital listou um exemplo que mostra bem como a falta de gestão do estoque pode atrapalhar a venda e dar uma má impressão ao consumidor: “Você recebe um pedido na loja virtual e, automaticamente, o prazo de entrega é calculado em dois dias úteis. Mas, ao procurar o produto no estoque, seu funcionário descobre que o item está em falta. Agora não tem jeito.

Você precisa ligar e encomendar com o fornecedor. Este, por sua vez, vai demorar três dias para fazer a entrega e só vende um lote fechado, com dez unidades. E você faz o quê? Para não perder a venda, compra. O resultado é que, se o fornecedor não atrasar, o produto só chegará em três dias;  seu cliente vai perder a paciência e você ainda vai ter de brigar para encontrar lugar para guardar todo o lote que chegou. Isso sem falar do dinheiro a mais que precisou gastar.”

Viu como um grande problema poderia ter sido evitado com uma pequena organização?

Principalmente para a movimentada época de Natal, é importante ter um estoque preparado para atender as demandas dos clientes. E elas, por sua vez, são calculadas com base no que foi vendido no ano passado junto com a expectativa do que deve ser vendido esse ano. O equilíbrio, quando se trata de gerenciamento de estoque, é fundamental. Claro que sempre se espera vender bem, mas isso só será concretizado se sua loja oferecer bom preço, bom atendimento, boa experiência de compra… todas aquelas coisas que já falamos por aqui. Leia de novo Como de Diferenciar nas Datas Comemorativas: aqui

Se é um produto que vende bem e você não o tem muito à disposição, as vendas serão prejudicadas, e o cliente, frustrado. Já o contrário, ter um lote parado que ocupa espaço, é ter um dinheiro investido que não está te dando retorno algum.

Tenha um cálculo preciso, na medida do possível, do que você precisa comprar para repor os estoques.  Além de estar ligado no que comprar, é necessário estar atento ao que precisa sair (talvez por um preço mais acessível) apenas para desocupar espaço e dar lugar aos produtos que saem mais. Muitos lojistas não são adeptos dessa prática e o resultado são estoques entulhados de produtos antigos, Natal após Natal.

Se após o fim do ano, o estoque ainda estiver com muitos produtos, vale pensar em uma promoção para vendê-los e abrir espaço para o ano que se inicia. O seu cliente sai ganhando e você também!

Boas vendas!