Empreendedores: 5 dicas para evitar o estresse do final de ano

Com a chegada do mês de dezembro, é comum ver pessoas estressadas, contando os dias para o descanso de Natal e Ano Novo, enlouquecendo com as demandas acumuladas e os deadlines para serem cumpridos antes que o ano acabe. É uma corrida contra o tempo. Como se o sucesso do ano todo dependesse dos resultados desses últimos dias. Quem é dono de negócio parece sentir essa pressão ainda mais intensamente.

A seguir, selecionamos 5 dicas que podem ajudar quem está passando por esse estresse.

1. Primeiro de tudo, respire e relaxe. Nem tudo é urgente. Saiba manter a tranquilidade: o trabalho rende muito mais dessa forma.

2. Saiba delegar. Nada bom acontece com empreendedores que centralizam todas as tarefas da empresa neles mesmos. Distribua responsabilidades de acordo com as capacidades e habilidades da sua equipe. Não tente abraçar todas as causas e resolver todos os problemas sozinho.

3. Organize-se. Não importa se você é adepto da agenda de papel ou dos organizadores online. Não conte apenas com a memória: tenha anotado todas as suas tarefas da semana.

4. Priorize: liste as coisas que devem ser feitas por ordem de importância. Resolva as mais urgentes antes e vá seguindo, conforme for possível. Tenha foco! Boa administração do tempo é fundamental.

5. Estabeleça o seu horário de trabalho. Não é só porque você é o dono do negócio que você precisa estar trabalhando para ele 24 horas por dia. Respeite o seu período de descanso. E, mesmo que o mês de dezembro pareça ser impossível para isso, reserve algumas horas da semana para seus lazeres.

Tem alguma outra dica para essa época? Deixe nos comentários!