Planejamento para 2018? Já está na hora!

Sabe aquela hora das resoluções de Ano Novo? Em que você promete começar a dieta, voltar à academia, se estressar menos e guardar mais dinheiro? O mesmo vale para as resoluções de Ano Novo para o seu negócio (mas, diferentemente das resoluções pessoais, essas você tem que cumprir). Aproveite o fim de mais um ano para pensar no que você gostaria de mudar ou melhorar na sua empresa. E comece 2018 colocando essas ideias em prática.

Primeiro faça um balanço do ano, avalie como 2017 foi bom (ou não) para a sua loja. Mesmo com todas as dificuldades, tente encontrar aspectos positivos, isso é necessário para manter o ânimo. Veja o que foi cumprido e o que deixou de ser feito. Faça essa avaliação junto com a equipe toda, que tem que estar ciente de como foi o ano, além de estar a par dos planos para o próximo. A equipe, inclusive, deve fazer parte das sugestões para o ano seguinte.

Muitos gestores usam o fim do ano ou o início do próximo para fazer pesquisas de satisfação com os clientes, além de pesquisas internas, para sentir como está o clima para quem trabalha na empresa.

Com esse material em mãos é mais fácil planejar o que se quer para 2018. Que tal traçar novos desafios para o negócio e para a equipe? Mas com cuidado, nada de metas inalcançáveis, que apenas servirão para deixar os vendedores estressados. Pense em metas realísticas, que farão bem para o lucro da empresa, mas também para todos os envolvidos nesse processo.

Depois de traçar o que se quer, é importante listar como isso será feito, passo a passo. É isso que ajuda as ideias a serem mais do que apenas ideias. Não deixe que as resoluções sejam apenas promessas de Ano Novo!

Desejamos a todos um final de ano excelente e um 2018 de ótimas vendas!