2018: tenha mais gestão do seu negócio

Sempre se fala que para ter total gestão do negócio, um empresário deve ter o controle de todas as operações que acontecem na sua empresa. Ou seja, ele não deve nunca “perder as rédeas” do negócio. Para isso, o gestor precisa realizar frequentemente uma análise da empresa. É como se fosse um check up: vez por outra você precisa checar se está tudo bem com a sua saúde para não ficar doente. Com a empresa é a mesma coisa.

Quando se tem esse diagnóstico, de o que está bom e o que está ruim, é mais fácil planejar os próximos passos, o que precisa mudar. E o início de um novo ano é a época perfeita para isso!

Para começar, tenha atenção especial no controle financeiro, uma das partes mais importantes da sua empresa. O recomendado é registrar todos os indicadores do seu negócio em um fluxo de caixa bem organizado  (tenha anotado tudo o que entra e sai). A diferença, muitas vezes, entre um negócio de sucesso e um que fracassou, é a gestão financeira. E a organização é crucial para isso.

Quem tem loja também não pode descuidar do estoque: não perca dinheiro por causa de uma má organização do seu, que não pode ter acúmulo de produtos ou falta deles.

Outra dica é aproximar-se dos seus colaboradores. O gestor precisa saber quem trabalha para ele e confiar nessas pessoas. E os colaboradores devem sentir-se valorizados e importantes para a empresa para produzirem bem. Reuniões, conversas ou encontros com eles devem sempre estar na agenda (não só para cobrar metas, mas para saber o que está acontecendo na “linha de frente” da loja e também ouvir as sugestões dos vendedores).

Por fim, lembre-se de participar do planejamento de marketing da sua empresa para o próximo ano. Como você quer que sua marca seja mostrada nas redes sociais e outras mídias? Faça parte dessas decisões.

Será que esquecemos de alguma dica importante para ter mais gestão do negócio no ano que se inicia? Comente aqui e compartilhe a sua experiência conosco!

Bom final de ano e Feliz 2018!