Dicas para a sua empresa analisar seus lucros

Essa não é a primeira vez que falamos sobre a importância de estar atento à saúde financeira da empresa. Isso porque essa análise é vital para o negócio (e porque alguns empreendedores acabam se descuidando dela). Ou seja, não custa falar mais sobre isso.

Lembrar de sempre acompanhar os indicadores financeiros do seu negócio é imprescindível para saber se a empresa vai bem ou mal e para te ajudar a definir o próximo passo. Será que está na hora de contratar mais um funcionário? Ou será que chegou a hora de cortar pessoal e outros custos? Posso investir em novos móveis para a minha loja agora? Está na hora de fazer uma promoção para liberar o estoque?  Ou não posso baixar os preços agora?

Essas e muitas outras questões são muito mais facilmente respondidas quando se tem uma clara noção dos lucros da empresa.

Segundo texto do site Saia do Lugar, todo o empreendedor deve ficar de olho em alguns indicadores financeiros. São eles:

1. Margem de Contribuição: indica o quanto sobra da receita gerada pelas vendas após descontar os custos considerados fixos (exceto os impostos).

2. Indicador de Lucratividade: apresenta de forma clara a eficiência operacional da empresa. O cálculo desse indicador é bem simples: basta dividir o lucro sobre a receita de um dado período.

3. O Ponto de Equilíbrio: ele dirá quantos produtos ou serviços será preciso vender para que a empresa não tenha prejuízo.

4. Ticket Médio: indicará o valor médio de venda que a sua empresa faz.

5. Custos Fixos: levantar todas as despesas que não variam, ou seja, mesmo com a mudança ou gastos eventuais, os valores permanecem os mesmos.

É possível ler mais sobre eles (e descobrir alguns outros indicadores) no link: aqui

Outra dica, é o nosso texto “Gerencie o seu fluxo de caixa e garanta a saúde financeira do seu negócio” (leia aqui) e o “Seis dicas para controlar o financeiro da sua empresa” (leia aqui).

Tem alguma outra dica sobre finanças na empresa para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s