Dicas para a sua empresa analisar seus lucros

Essa não é a primeira vez que falamos sobre a importância de estar atento à saúde financeira da empresa. Isso porque essa análise é vital para o negócio (e porque alguns empreendedores acabam se descuidando dela). Ou seja, não custa falar mais sobre isso.

Lembrar de sempre acompanhar os indicadores financeiros do seu negócio é imprescindível para saber se a empresa vai bem ou mal e para te ajudar a definir o próximo passo. Será que está na hora de contratar mais um funcionário? Ou será que chegou a hora de cortar pessoal e outros custos? Posso investir em novos móveis para a minha loja agora? Está na hora de fazer uma promoção para liberar o estoque?  Ou não posso baixar os preços agora?

Essas e muitas outras questões são muito mais facilmente respondidas quando se tem uma clara noção dos lucros da empresa.

Segundo texto do site Saia do Lugar, todo o empreendedor deve ficar de olho em alguns indicadores financeiros. São eles:

1. Margem de Contribuição: indica o quanto sobra da receita gerada pelas vendas após descontar os custos considerados fixos (exceto os impostos).

2. Indicador de Lucratividade: apresenta de forma clara a eficiência operacional da empresa. O cálculo desse indicador é bem simples: basta dividir o lucro sobre a receita de um dado período.

3. O Ponto de Equilíbrio: ele dirá quantos produtos ou serviços será preciso vender para que a empresa não tenha prejuízo.

4. Ticket Médio: indicará o valor médio de venda que a sua empresa faz.

5. Custos Fixos: levantar todas as despesas que não variam, ou seja, mesmo com a mudança ou gastos eventuais, os valores permanecem os mesmos.

É possível ler mais sobre eles (e descobrir alguns outros indicadores) no link: aqui

Outra dica, é o nosso texto “Gerencie o seu fluxo de caixa e garanta a saúde financeira do seu negócio” (leia aqui) e o “Seis dicas para controlar o financeiro da sua empresa” (leia aqui).

Tem alguma outra dica sobre finanças na empresa para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!