Não tenha medo de inovar! Dicas para proporcionar as mudanças necessárias ao seu negócio

Pare e pense qual foi a última vez que você mudou algo na sua empresa. Faz tempo que você segue a mesma rotina, os mesmos padrões? As mudanças são necessárias, você já deve ter escutado. É porque elas são mesmo! Normalmente, quando mudamos algum processo no meio de trabalho percebemos os benefícios. E não é raro ficarmos até pensando “Por que não fiz isso antes?”

É preciso ter um ambiente propício às mudanças, esse é o primeiro ponto. Os gestores da empresa, independentemente no tamanho dela, devem estar abertos a modificar algumas coisas, mesmo que elas estejam sendo feitas há anos da mesma forma (o que é, aliás, um grande indicativo que está na hora de dar uma inovada). Mas antes da disponibilidade para mudar, é preciso abertura para receber as ideias. Os colaboradores podem dar bons indicativos de o que precisa melhorar na empresa. Escute o que eles têm a dizer.

Faça testes. A sua decisão de mudança não precisa ser definitiva. Talvez o novo método de cobrança implantado, por exemplo, não tenha funcionado melhor que o anterior e você decida voltar a como era ou experimentar uma terceira opção. E tudo bem! A ideia da inovação nas empresas é justamente a experimentação. É sair do mesmo, do usual, do estático. É arriscar-se para tentar ser melhor a cada dia. É reinventar-se! E esse conceito é familiar para muitos negócios, que precisaram se redefinir para poder enfrentar os últimos anos de crise econômica. Muitas vezes é nas dificuldades que encontramos as oportunidades perfeitas de mudar algo ou de, simplesmente, começar de novo.

O conceito de “abrace as mudanças”, que serve para a vida pessoal, serve também aos negócios. Pois as mudanças nos arrancam da nossa zona de conforto. E elas sempre surgem, de uma forma ou outra, para “nos jogar” para o caminho certo. Não tenha medo, nem seja resistente a elas. Grandes oportunidades podem aparecer quando você tiver a coragem de mudar.