Criatividade: Saia da rotina. E tenha tempo para pensar

Pare um minuto e pense na sua rotina. Será que você está tendo tempo suficiente para pensar? Isso mesmo. Às vezes, estamos operando em um modo tão automático — acordar, academia, trabalho, almoço, trabalho, série, dormir, repeat — que não paramos para refletir sobre o que estamos fazendo e as coisas que estão acontecendo com a gente e à nossa volta.

E nessa rotina agitada (e programada) fica bem difícil ter aquela grande sacada, encontrar uma grande ideia, pensar em uma solução para algum problema que incomoda há tempos. Tudo porque parece que não sobra tempo. Nem energia para isso.

Nossa primeira dica para você aflorar sua criatividade (e sua capacidade de ter insights maravilhosos), é, portanto, saber quando fazer uma pausa. Talvez a sua pausa seja um cafezinho de 15 minutos. Um almoço de meia hora com um amigo. Um final de semana no campo. Um mês na Europa. Ou um ano sabático inteiro. Não se trata do tempo e de o que você decidir (ou tiver a oportunidade de) fazer. Mas sim de parar, sair daquele ambiente, dar uma respirada, relaxar a mente.

Outro conselho (e este também tem a ver com o que você faz quando não está trabalhando): busque entretenimentos úteis. Shows, programas de TV, concertos, peças, exposições, filmes, leituras… busque formas de cultura que te acrescentem algo e que te façam pensar. Vendo outras demonstrações criativas você fica muito mais propenso a conseguir ser criativo também. Agora, se a sua ideia de cultura é assistir a aquele mesmo programa da TV aberta no domingo à tarde… provavelmente vai ser bem mais difícil conseguir ter aquela ideia fora da caixa.

A gente já falou por aqui sobre como resolver problemas de forma criativa. E achamos que vale a leitura novamente. Veja aqui. Escutar o que os outros têm a dizer, não descartar ideias, ser diferente, ousado, aberto. Essa última palavra talvez seja a chave de tudo. Esteja aberto a conhecer o que você não sabe, a ouvir quem você não conhece, a assistir aquele filme que você achava que não ia gostar. Só quando a gente se abre às experiências a criatividade tem espaço para desabrochar. E você se torna uma pessoa que nunca mais vai querer se fechar novamente.

“Soluções de problemas de forma criativa” é o tema do curso promovido pela CDL de Caxias em parceria com a UCS. Saiba mais:

Escola de Negócios: Design Thinking Soluções de Problemas de Forma Criativa
Dias: 13, 16, 21 e 23 de agosto
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: CDL Caxias, Sinimbu, 1415
Valor: R$ 150 associados e R$ 380 não-associados
Professora: Neila Xavier

Inscrições: cdlcaxias@cdlcaxias.com.br ou 54 3209.9977

Veja o evento no Facebook aqui