Exercícios para o cérebro, vamos ser mais criativos?

Lembra quando você era criança e não tinha medo de liberar a sua imaginação? Tudo parecia muito mais emocionante, divertido e leve. Com o passar dos anos, você, provavelmente, começou a imaginar menos e resolver as coisas mais logicamente. Coisa de adulto mesmo. Mas quem sabe não está na simplicidade das crianças a inspiração para conseguir ser mais criativo? Veja algumas dicas bem fáceis de serem seguidas.

Já escrevemos por aqui sobre como resolver os seus problemas de forma criativa. E entre as dicas principais estavam construir ideias (e não desconstruir), fazer testes (não ir atrás da primeira solução), deixar o cérebro fluir, pensar sempre em resoluções diferentes das óbvias, escutar os outros e fazer perguntas. Leia de novo esse texto aqui.

Outros dois conselhos que já publicamos sobre como ser mais criativo é saber quando fazer uma pausa e relaxar a mente, além de ocupar o seu tempo fora do trabalho com entretenimentos úteis. Leia sobre isso aqui.

No site Comunidade, do Rock Content, foram listados alguns exercícios para o cérebro que ajudam a desenvolvê-lo (e desenvolver a criatividade), afinal, no mundo corporativo de hoje, com a rotina agitada e excesso de trabalho, acaba sendo difícil estimular a imaginação.

O primeiro exercício proposto é mudar os pequenos hábitos: você não precisa seguir a mesma rotina, fazer o mesmo trajeto, todos os dias. Mudar isso pode ser um bom exercício para o cérebro (não apenas fazer “no automático”, como você estava acostumado, vai estimular outras partes do seu cérebro). Outra ideia é gastar tempo com jogos. Isso mesmo: xadrez, sudoku, cruzadinhas, cartas, videogame, jogos de tabuleiro. Segundo a neurociência, os jogos estimulam a criatividade e tiram o cérebro da zona de conforto.

E um outro exercício, que tem a ver com o que escrevemos sobre as pausas e passar algum tempo fora do trabalho, é bem simples: abra as janelas! A vida dentro do escritório pode ser bem monótona, então abrir as janelas e observar a cidade lá fora trará estímulos aos diferentes sentidos. Nem que seja apenas por alguns minutos.

O restante dos exercícios para o cérebro (todos tão simples como os acima), você pode ler aquiE você? Tem alguma outra dica para estimular o cérebro e a criatividade? Comente aqui!

Deixe uma resposta