4 dicas do Google para buscar o sucesso em equipe

O dia a dia no Google é rodeado da mais alta tecnologia, o que pode parecer a receita para uma relação distante entre as pessoas. Mas a empresa vence o desafio de fazer o contrário: humanizar! Para o CEO do Google, Sundar Pichai, a principal característica de uma boa gestão e liderança é esta: “Deixe os outros atingirem o sucesso”.

Aqui no blog da CDL, você encontra dicas de como melhorar a sua gestão. E isso passa por ouvir a sua equipe e criar um ambiente agradável e motivador, onde todos têm oportunidade de crescimento. Veja como o Google faz isso, com aplicação de soluções simples.

Feedback

A cada semestre, os colaboradores do Google respondem a um questionário com 13 perguntas sobre a atuação do seu gestor. Onze delas pedem apenas se eles concordam ou discordam com afirmações como: “Meu gestor mostrou consideração comigo como pessoa”, “Meu chefe tem experiência técnica para conseguir ser o gestor do trabalho que realizo”…Nas duas últimas, em respostas dissertativas, fazem as suas recomendações e dizem o que gostariam que mudasse na gestão.

O questionário é confidencial, incentiva a honestidade nas respostas e serve como guia para o gestor, que recebe o conteúdo de forma anônima.

Carreira

Onde seus colaboradores querem chegar? Um bate-papo regular sobre esses objetivos, entre gestor e colaborador, faz parte das estratégias do Google. Entender como as pessoas imaginam e planejam suas trajetórias ajuda o gestor a contribuir para que cada um alcance o sucesso. E a empresa também só tem a ganhar.

A pauta é essa:

Objetivo: “O que você deseja ser?” Estabeleça o que o funcionário deseja atingir em sua carreira

Realidade: “Em que estágio você se encontra agora?” Ajude o funcionário a entender qual é seu papel atual e suas habilidades neste momento.

Opções: “O que você poderia fazer a partir de agora?” Ajude-o a criar múltiplas opções que poderiam ajudar a preencher a distância que há ainda entre o objetivo que ele estabeleceu e a realidade em que se encontra.

Futuro: “O que você fará?” Ajude-o a identificar quais passos ele poderia tomar para caminhar no sentido de atingir seu objetivo profissional.

Uma simples coisa

Os gestores do Google realizam uma prática chamada “One Simple Thing” com as suas equipes. Trata-se de estabelecer um objetivo simples, viável e com foco no bem-estar do funcionário. Cada um escolhe a sua meta com propostas como “uma vez por semana, sairei no máximo às 18h, para ter tempo de brincar com meus filhos”. Como em qualquer outra meta, os resultados são cobrados, os resultados são medidos e têm o seu impacto avaliado.

Reuniões úteis

Reuniões em excesso e autoritárias podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da empresa. No Google, os gestores mais bem avaliados são aqueles que fazem reuniões individuais frequentes com seus funcionários. E a pauta pode vir de qualquer lado. Não é responsabilidade exclusiva do gestor definir o assunto da reunião. Cada um expõe a sua demanda e o gestor cria a agenda incluindo em cada encontro as pessoas com interesse naquele determinado assunto.