Empreendedor: 5 dicas para construir uma boa imagem na internet
Publicado por em
3 minutos para ler
O que será que seu Facebook pessoal e seu perfil do Linkedin dizem sobre você? Hoje em dia, para o bem ou para o mal, somos julgados pelo o que as nossas redes sociais mostram. E até não estar presente nelas já é motivo para julgamento. Estabelecer uma boa imagem na internet pode ser um grande desafio para empreendedores (até porque a definição de “boa” é relativa). Vamos ver se conseguimos te ajudar com algumas dicas:
- Lembre-se que se você é empreendedor, o seu negócio está diretamente ligado ao seu nome. Para quem lê o que você posta, não há exatamente uma diferenciação entre você, pessoa, e você, empresa. Por isso, sempre pense bem na hora de se expor nas redes sociais. Que imagem você estará passando com esse post, essa foto? Apesar de parecer que a sua rede social é acompanhada apenas por algumas pessoas conhecidas (quase sempre as mesmas), não é possível ter a real dimensão de quantas pessoas estão vendo os posts. Normalmente, a visibilidade é muito maior do que a imaginada. Tenha isso em mente.
- Seja autêntico. Não tente passar na internet a imagem diferente do que a realidade. Não crie um personagem (pois vai ser difícil mantê-lo). Sua imagem e suas postagens devem condizer com seus valores. Não tenha medo de ser você, mas…
- Não é possível falar tudo o que pensa nas redes sociais. Tente manter-se longe de polêmicas, especialmente as políticas, se possível.
- Se receber comentários nos seus posts (críticas ou elogios), sempre os responda educadamente. Mas fuja das respostas padrão: não responda a mesma coisa para todos (isso mostra que você não se importa tanto assim). Personalize as suas respostas, isso vai incentivar novas interações.
- Não tenha medo de fazer um marketing pessoal. Muitos empreendedores afirmam que “não gostam de se expor”, mas um grande benefício das redes sociais é justamente ser essa plataforma para transmitir notícias e novidades profissionais. Use-as para isso. Mas claro, sempre com humildade. Se uma grande meta da sua empresa foi alcançada, não esqueça de agradecer a toda a equipe envolvida nesse projeto. Não assuma toda a responsabilidade sozinho, você pode ser ser mal interpretado. Exponha as suas conquistas. Mas faça isso com consciência e moderação.
E aí, nossas dicas te ajudaram? Deixe seu comentário ou sugestão.