Anda desanimado com o trabalho? Este texto é para você

Se você se sente cansado e sem energia ao fim do dia (muitas vezes antes mesmo de o dia chegar ao fim), saiba que você não está sozinho. O desânimo e o stress, que, em vários situações levam a casos de depressão, estão muito ligados à insatisfação com o nosso emprego.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior valor em perdas ligadas à depressão do trabalho (ficando atrás apenas dos Estados Unidos). E até o ano de 2020, estima-se que a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho.

Seja você gestor ou empregado, é importante que a sua função na empresa te traga realização. Você precisa, independentemente da sua função, focar no seu propósito. Só assim terá ânimo para levantar todas as manhãs e ir até o mesmo lugar desempenhar a mesma função, certo?

Vamos ver se essas dicas conseguem te ajudar:

  • Tenha momentos de lazer. O seu dia não pode ser todo de trabalho. É preciso ter momentos de descanso e relaxamento. Para desestressar durante a jornada de trabalho, esse lazer pode ser bem simples: 10 minutos para um cafezinho e uma conversa, ou então 5 minutos para respiração e meditação.
  • Faça atividades físicas! Pode ser apenas uma caminhada na rua, mas os especialistas são unânimes em recomendar os exercícios físicos para uma rotina mais feliz (além de mais saudável fisicamente e até mentalmente).
  • Não abra mão de seu sono. Pelo menos 7 ou 8 horas por dia são essenciais para um descanso adequado que garante energia para o dia seguinte.
  • Não deixe de expressar seus sentimentos. Se a relação não está boa com o chefe ou com um colega de trabalho, converse com essa pessoa. A boa comunicação é capaz de consertar (e até de prevenir) muitos problemas, que podem ser justamente aqueles que estão te causando o desconforto no emprego.
  • Se começar a perceber sinais físicos de cansaço e desânimo, vale procurar um profissional da saúde, para identificar se o problema pode ser considerado Síndrome de Burnout (exaustão prolongada e diminuição do interesse em trabalhar).
  • Está muito infeliz em seu trabalho atual? Pode ser o momento de cogitar uma mudança. Talvez seja abrir um negócio próprio, trocar de ramo, ou procurar vaga em outra empresa. Se a sua situação não te faz bem psicologicamente, analise a possibilidade real de sair dela e ser mais feliz.  

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e conte com a gente!

Deixe uma resposta