Geomarketing: descubra onde seu cliente está e crie promoções especiais

Onde o seu potencial cliente está? A resposta dessa pergunta, útil às mais diversas estratégias de marketing, é o que todo empresário quer saber, mas parece difícil de responder. Realmente, quando surgiu o conceito de geomarketing (que responde à pergunta), não era simples apontar essa localização. A estratégia consistia em analisar as características do público de uma determinada região para apontar a melhor localização para um empreendimento, as áreas mais promissoras para a venda de um produto ou serviço e a maneira como as empresas poderiam atuar em cada local. O marketing digital tornou a tarefa muito menos trabalhosa: hoje a resposta para a pergunta “onde o seu potencial cliente está?” é acessível a qualquer empresa. E essa informação tem muito mais usos no marketing do que simplesmente estar onde seu cliente está, fisicamente…

Veja as possibilidades e dicas de como usar o geomarketing na sua empresa:

Geotargeting

As redes sociais e ferramentas como o Google AdWords, por exemplo, permitem anunciar seu negócio, produtos e serviços para pessoas em uma região específica, conforme a sua área de interesse. As plataformas coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Você pode selecionar seu público por país, região, estado e cidade. Em alguns casos, até por CEP, bairro e raio de distância. Conforme a sua seleção, as plataformas simulam o alcance e o engajamento com o seu anúncio.

Vender pelas redes sociais: conheça um case CDL de sucesso

Site personalizado

“Esse site deseja saber a sua localização”: já viu essa mensagem. Ela serve para facilitar a navegação e oferecer conteúdos e produtos personalizados conforme a localização de quem navega pelo seu site. A localização é aproximada, não exata. O recurso serve especialmente a empresas com uma grande área de atuação e o recurso deve ser inserido na programação do site.

Reconhecimento de marca: 5 dicas para uma boa imagem na internet

Geofencing

Você já viajou para algum lugar e passou a receber nos seus aplicativos, SMS e e-mail anúncios de empresas daquela cidade? A estratégia utilizada para esse tipo de anúncio é o geofencing, que oferece conteúdo conforme a movimentação do usuário (captada pelo GPS). Esta estratégia consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário. Para que o usuário receba seu conteúdo, você precisa oferecer um aplicativo da sua marca, que receberá informações da localização do usuário para oferecê-lo conteúdo personalizado quando ele estiver na sua área demarcada.

Interatividade: responda com criatividade nas redes sociais

Check-ins

Fazer com que os seus visitantes realizem check-in via rede social no seu negócio é uma boa estratégia para divulgar sua marca e engajar novos potenciais clientes. Uma boa estratégia é oferecer benefícios a quem fizer o check-in no seu estabelecimento: ofertas, descontos, brindes, etc. A mais comum delas é solicitar o check-in como requisito para acessar a sua rede wi-fi. Para utilizar o recurso, é necessário que sua página no Facebook esteja configurada como Negócio Local. A configuração para solicitação do check-in para acesso ao Wi-fi deve ser feita no roteador. As informações estão na Central de Ajuda do Facebook, nesse link.

Geotagging

O Geotagging é a marcação  de um local nas publicações de usuários, tanto do Facebook quanto no Instagram. Empresas podem ser marcadas, assim como locais públicos e cidades. O banco de dados gerado nas redes sociais a partir das marcações facilitam que outros usuários descubram locais, negócios e serviços; atrações; ofertas e pessoas que circulam por esses lugares.

Mas essa é também uma ação que vem do usuário. Como empresa, você pode incentivar a marcação através de promoções, visando a permanência desse conteúdo gerado pelo usuário como divulgação da sua marca.