5 dicas para melhorar sua performance como empreendedor

Delegue

O consultor administrativo Peter Drucker tinha 3 famosas perguntas a um empreendedor atarefado:

O que estou fazendo e não precisa ser feito?

O que estou fazendo e poderia ser feito por outra pessoa?

O que estou fazendo e que só eu mesmo posso fazer?

Quando isso puder ser definido, o tempo do empresário consegue ser muito melhor aproveitado. Ao delegar trabalhos, é importante explicar ao funcionário porque aquilo é importante e como aquele trabalho interfere no objetivo da empresa. Delegue. Oriente. Confie.

Equilibre

Sua vida não pode ser só trabalhar e dormir. Equilibre o tempo no escritório com encontros ao vivo com outras pessoas, para trocar ideias e arejar a mente, exercícios físicos, para manter saúde física e mental, além de atividades de lazer e relaxamento. Tudo o que você faz fora do trabalho (e que não é trabalho) pode te ajudar a ser mais produtivo, criativo e tranquilo.

Conheça a si mesmo

Você sabe quantas atividades desenvolve na sua empresa? Já experimentou fazer uma lista? Muitas vezes, quem é empreendedor tem a sensação de que está sempre trabalhando, e, em alguns casos, está mesmo! A lista vai te ajudar a ter uma visão mais clara de tudo o que você tem feito, além de te propiciar enxergar as coisas que você desenvolve melhor e aquelas que você não gosta de fazer ou leva muito tempo (essas, no caso, podem ser delegadas a outra pessoa na equipe que possa ter essa aptidão e interesse).

Contrate as pessoas corretas

Estar cercado de um time de qualidade, que entenda e abrace o seu propósito, é essencial para crescer (como líder e como empresa). As contratações assertivas começam com uma boa entrevista na hora da seleção. E já demos várias dicas sobre isso aqui.

Comunique-se com sua equipe

Por mais atarefado que você esteja, sua equipe precisa de atualizações, feedbacks (negativos e positivos) e constante acompanhamento. Nunca veja as reuniões e encontros com o seu time como perda de tempo em que você poderia estar produzindo algo para a empresa: investir em comunicação (com funcionários e também com sócios) é o melhor caminho para evitar problemas (estes sim, lá na frente, te fariam perder tempo).

Consegue por em prática essas dicas? Compartilhe com a gente se tiver outras!