6 desafios do varejo: será que sua empresa consegue cumpri-los este ano?

Temos nos deparado com mudanças constantes no nosso meio, seja de forma tecnológica, mudança de comportamento ou do cenário onde vivemos. Sim, os tempos estão mudando e, na maioria das vezes a pressão por transformações não vem nem de nós mesmos, mas sim da sociedade como um todo.

Nossos clientes estão ficando cada vez mais exigentes e, pouco a pouco, estão se acostumando com as inovações que os grandes varejistas estão implementando em seus negócios.

Isso significa que teremos mais pessoas querendo novidades nos comércios, mais experiências invadores de compra e artigos novos e diferenciados nas lojas.

Mas afinal, o que o ano de 2019 está exigindo dos varejistas? Confira se o seu negócio consegue atender aos seguintes tópicos para aumentar a satisfação dos seus clientes:

1 – Fazer parte da revolução digital: os clientes estarão cada vez mais conectados e a sua loja precisa estar pronta para acompanhá-los nisso. Tenha presença online, produza conteúdo de qualidade, seja ágil no atendimento dos canais de comunicação (redes sociais e WhatsApp). Crie materiais e postagens que despertem a interação com seu público e traga informações úteis. A presença digital é a que hoje vem para impulsionar as vendas no varejo.

2 – Estabelecer relações com os clientes: lembre-se sempre que lidamos com pessoas e quanto melhor a relação que você conseguir manter com ela (quanto melhor a experiência de compra que você proporcionar) mais chances de sucesso você terá nas vendas do varejo. Dê atenção a quem procura a sua loja e escolhe a sua marca. Leia de novo “O que faz com que seu cliente volte á sua loja”.

3 – Facilitar o pagamento: com as comodidades (e necessidades) atuais, não há mais espaço para negócios que não aceitam pagamento em cartão de crédito. Facilite e agilize para seu cliente, sempre. Faça com que seja fácil para ele comprar com você, tanto no método quanto nas condições de pagamento.

4 – Colocar o cliente como centro da estratégia do negócio: entenda a necessidade e o desejo do seu consumidor e coloque-o como centro da estratégia do seu planejamento.

5 – Ter um posicionamento bem definido: talvez a sua marca não agrade a todos os públicos, e tudo bem. O varejo atual exige que a sua marca se posicione, que deixe claro quem é, o que quer, para quem quer vender e por que.

6 – Investir em ações sustentáveis: abrace as soluções sustentáveis na sua loja. Repense as embalagens, as sacolinhas plásticas e pense em como o seu negócio, o seu produto e a sua equipe podem ser mais amigáveis ao meio ambiente.

E aí, está preparado para assumir essas transformações na sua empresa? Conte pra gente aqui nos comentários.