CDL Caxias estima queda de 18% nas vendas do Dia das Mães

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As vendas para o Dia das Mães em Caxias do Sul devem recuar 18% em comparação a 2019, de acordo com a pesquisa de intenção de compras promovida pela CDL. O levantamento apurou que 94,5% da população afirma que o coronavírus está afetando a aquisição de itens para a segunda data mais importante para o comércio. Quase 50% dos consumidores pretendem presentear neste ano, sendo que 44,2% devem adquirir produtos ou serviços na semana do dia 10 de maio e 18,8% na véspera ou na data. A amostragem foi realizada de 17 a 26 abril, com 407 moradores de diferentes pontos da cidade.

Apesar da redução de 20% na intenção de compras em relação a 2019, o ticket médio investido será de R$ 190, ou seja, R$ 13 a mais que no ano anterior e R$ 47 frente a 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros. Para 49,8% dos entrevistados, o pagamento será em dinheiro. Itens de vestuário e moda e de beleza e cuidado pessoal devem ser os mais procurados, com 47% e 20% da preferência, respectivamente.

“Cerca de 63% dos moradores de Caxias já sabem o que vão presentear neste Dia das Mães. Apesar do crescimento de 7,3% no ticket médio frente a 2019, o aumento da inflação no período faz com que a gente compre com R$ 190 quase a mesma coisa que os R$ 177, do ano anterior”, explica o vice-presidente de Tecnologia e Inovação da CDL Caxias do Sul, Lucas Feldens Magnani.

Ainda segundo o dirigente, os reflexos econômicos causados pelo novo coronavírus podem ser identificados na pesquisa. Dos 54,2% dos entrevistados que informaram que não irão presentear neste ano, 26,9% alegaram estar sem dinheiro e 18,6% por conta da pandemia, seja pela insegurança financeira ou isolamento social.

“Percebemos que as pessoas estão cautelosas por conta dos possíveis reflexos da crise econômica causada pelo coronavírus, e, para algumas delas, essas consequências já chegaram como perda de receita e até mesmo do emprego”, observa Magnani.

A pesquisa identificou também que, apesar das restrições impostas pelo isolamento social, os consumidores ainda preferem adquirir nas lojas físicas, com a presença de um vendedor. Cerca de 85% dos caxienses pretendem comprar produtos ou serviços no comércio local. A agilidade no atendimento (19,8%), preços e descontos (18,6%) e produtos de qualidade (13%) estão entre os fatores que mais interessam o público.

Antes da aquisição, 74,7% das pessoas pesquisam produtos e valores. Entre os principais canais de informação estão os sites das próprias lojas (28,5%), seguido das redes sociais (25,5%), como Facebook, Instagram e WhatsApp.         

Esses dados da pesquisa vêm ao encontro da campanha da CDL Caxias, lançada no dia 17 de abril, de incentivo às compras no comércio local. Com o mote “Caxias Tem Tudo e Precisa de Todos”, o objetivo é mostrar a importância de fortalecer a economia caxiense e também dar dicas para que os comerciantes amenizem os prejuízos causados pelo período de fechamento, estimulando-os a fazerem promoções, decorações e diversificando as formas de atendimento ao público.

“As redes sociais são soluções rápidas e baratas, que podem auxiliar as marcas a divulgarem seus produtos e serviços e ainda ajudar a lembrar o consumidor que o Dia das Mães está se aproximando. É um canal que pode impulsionar as vendas para o período, mas, para isso, é preciso um atendimento de qualidade, com dedicação”, sugere o vice-presidente da CDL Caxias.

A campanha também faz um alerta para que tanto os consumidores quanto os lojistas tomem os devidos cuidados com a higiene, disponibilizando álcool gel, usem máscaras de proteção e evitem aglomerações no interior dos estabelecimentos.

Confira os principais dados do levantamento e as dicas da CDL Caxias para otimizar as vendas no Dia das Mães.  

Destaques da pesquisa:
• 45,8% devem presentear neste Dia das Mães;
• 65,8% dos presentes serão destinados as próprias mães, seguido de esposa/namorada (21,9%) e de sogra (8,1%);
• 71,3% vão agraciar como demonstração de amor e gratidão;
• 84,2% dos consumidores vão adquirir produtos/serviços no comércio local;
• 94,5% dos entrevistados disseram que suas compras serão afetadas pelo coronavírus;
• O ticket médio deve ser de R$ 190 por pessoa (1,5 presentes);
• Vestuário e moda (47%), beleza e cuidado pessoal (20%), objetos para casa (9%) e flores (8%) serão os itens mais procurados;
• 44,8% das pessoas disseram que vão investir o mesmo valor do ano anterior, 20,7% a mais e 34,5% a menos;
• 44,2% devem comprar na semana do Dia das Mães (4 a 10 de maio) e 18,8% na véspera ou no dia;
• 49,8% dos consumidores pretendem pagar em dinheiro, 36,4% no cartão de crédito e 13% no cartão de débito;
• 74,7% pesquisam produtos e preços antes de adquirir;
• 18,6% levam em conta o preço/descontos na hora da compra e 19,8% a agilidade no atendimento;
• 25,5% buscam informações nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) e 28,5% nos sites das lojas;
• Dentre os 54,2% que não irão presentear neste ano, 26,9% alegaram estar sem dinheiro e 18,6% por conta do coronavírus.

Acesse aqui a pesquisa completa

Dicas para otimizar as vendas:
1) Lembre o consumidor que o Dia das Mães está se aproximando. Crie ambientes (físicos e digitais) que façam alusão à data.
2) Crie campanhas criativas e que atraiam o público para o seu negócio. Por exemplo, caso tenha um grande número de mercadorias em estoque, pode aproveitar para fazer promoções especiais. O que vale, neste momento, é ter o dinheiro no caixa e as mercadorias circulando.
3) Divulgue seus produtos/serviços e dê dicas de presentes em redes sociais, como Facebook e Instagram. Aproveite para fazer postagens orgânicas e também pagas já que as pessoas estão mais conectadas.
4) Utilize o WhatsApp para anunciar os itens. Mas cuidado! Envie uma mensagem a cada dois ou três dias para não se tornar um incômodo.
5) E-mail marketing pode ser uma boa opção, mas também é importante observar a frequência com que as comunicações são disparadas.
6) Utilize as mídias digitais, especialmente Facebook, Instagram e Whatsapp, como canais de venda. Que tal oferecer ainda o frete grátis junto com algum outro benefício, como o parcelamento das compras sem juros?
7) Mais do que nunca, dê atenção especial às interações dos internautas nas redes sociais. Atenda com dedicação: entenda as necessidades, esclareça todas as dúvidas, informe valores e envie fotos dos produtos. Lembre-se que à venda pode ser concretizada no meio digital.

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