Desafios no Processo Seletivo da sua empresa? Entenda como reduzir custos para um RH estratégico
Empresas são feitas por pessoas, e estar atento ao potencial delas para levar diferenciais competitivos para a organização é fundamental. Todo esse trabalho começa no processo seletivo, com contratações acertadas e alinhadas com as necessidades da organização.
Para tanto, uma série de ações deve ser desenvolvida pelo RH da empresa, que tem como missão promover a contratação de equipes cada vez mais eficientes, ao mesmo tempo em que precisa reduzir custos. Mas, para não sair por aí cortando todos os investimentos e, assim, colocar em risco o trabalho desenvolvido, é preciso agir de forma estratégica.
Para ajudar você a fazer um processo seletivo de forma eficiente e ainda reduzir custos, preparamos este artigo. Acompanhe!
Quais são os principais desafios do processo seletivo?
O processo seletivo eficiente de candidatos é apenas um dos vários desafios que os profissionais de RH enfrentam constantemente. Isso porque é preciso gerir o tempo para aproveitar ao máximo equipes cada vez mais enxutas, e ainda garantir que as contratações estejam alinhadas com as expectativas da vaga e também da organização.
Do contrário, efetivações equivocadas podem trazer uma série de prejuízos para a organização, colaborando para a elevação dos gastos da empresa.
Para que você possa entender melhor, separamos quais são os principais desafios no processo seletivo. Acompanhe!
Triagem de talentos sem perfis aderentes às vagas
A triagem de currículos é um dos principais pontos quando o assunto é Recrutamento e Seleção (R&S) de novos talentos. No entanto, também é preciso estar atento ao descritivo da vaga. Dessa forma, você garante que os candidatos saibam quais são as competências técnicas e comportamentais esperadas para ocupar o cargo.
Feito isso, é preciso passar um verdadeiro pente fino nos currículos recebidos, avaliando se os candidatos possuem a experiência necessária e também os conhecimentos técnicos para exercer a função. Nesse momento, caso a gerência do setor da vaga seja acessível, vale a pena pedir ajuda para validar os candidatos mais aderentes.
Demora para preenchimento de posições em aberto
É comum que muitas vagas “se percam” ao longo do caminho, porque o processo seletivo é aberto e simplesmente não tem continuidade por uma série de motivos, que nem sempre dependem apenas do setor de RH.
Evitar que isso aconteça é fundamental para respeitar o tempo dos candidatos e também dos profissionais de R&S. Afinal, a equipe de Recrutamento e Seleção desempenha outras funções dentro do setor de RH, o que é fundamental para que ele seja cada vez mais estratégico dentro da empresa.
Além disso, empresas que abrem processos seletivos e não dão continuidade, ignorando a expectativa do candidato, estão depondo contra a sua marca empregadora, não é mesmo?
Turnover durante a experiência por ausência de fit cultural
Contratações malsucedidas são uma das causas da grande rotatividade de funcionários na empresa. E isso acontece porque as organizações continuam contratando tendo em vista somente as competências técnicas dos candidatos, e ignoram as competências comportamentais. Ou seja, não avaliam o fit cultural (capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos da empresa) entre candidato e empresa, o que gera desligamentos precoces.
Como reduzir custos no processo seletivo?
Ao contrário do que muita gente imagina, reduzir custos não é simplesmente cortar gastos, mas usar os investimentos da melhor forma. Para ajudar você a saber como fazer isso, preparamos as dicas abaixo. Acompanhe!
Faça o mapeamento do fluxo dos processos
Para agir de forma mais estratégica, é preciso conhecer a fundo como funciona o processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa e, para isso, é necessário mapear os processos. Veja como isso pode ser feito:
- apure quem é a equipe de R&S envolvida no processo de seleção e decisão;
- verifique a qualidade e assertividade das últimas contratações;
- mensure a efetividade dos canais onde as vagas são anunciadas;
- promova ações de melhorias que podem ser realizadas em toda a jornada.
Depois de realizar esse mapeamento, é hora de entender onde os investimentos podem ser otimizados.
Invista em ações para promover a marca empregadora da empresa
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, organizações que investem na sua marca empregadora conseguem reduzir em até 43% os gastos com contratação, e também são capazes de se desenvolver mais rapidamente do que empresas que não apostam nessa estratégia.
E ainda, empresas com uma marca empregadora forte conseguem chamar a atenção dos melhores talentos do mercado, ao mesmo tempo em que reduzem riscos de uma contratação desalinhada com a cultura da empresa.
Aplique testes de fit cultural
O fit cultural é o alinhamento que uma pessoa possui com os valores e cultura da empresa, além das suas competências comportamentais e também traços de personalidade. Logo, a aplicação de testes para avaliar o fit cultural do candidato é fundamental para garantir contratações mais acertadas.
Com isso, é possível fazer um mapeamento do perfil do profissional, o que aumenta as chances de sucesso da contratação.
Invista em um programa de indicações
Uma boa indicação de candidato continua sendo valiosa para as empresas. Isso porque, quando o candidato é indicado, ele já vem com alguma referência, e com isso é possível aumentar as chances de sucesso no que diz respeito ao alinhamento do fit cultural, por exemplo.
Além disso, candidatos indicados costumam conhecer um pouco mais do negócio, pois já conhecem pessoas que fazem parte dela, o que também eleva as chances de sucesso nas contratações.
Faça parcerias de sucesso
Uma forma de reduzir custos no processo seletivo é fazer parcerias com entidades que possuam banco de talentos e ofereçam suporte para os processos seletivos. Com isso, você tem acesso a um banco de currículos atualizados e economiza com divulgação das vagas.
No CDL Empregos, por exemplo, sua empresa tem à disposição um banco de currículos com mais de 9 mil candidatos cadastrados. É possível consultá-los de forma prática, gratuita e sem muita burocracia, o que facilita o dia a dia dos recrutadores.
Viu como é possível reduzir custos no processo seletivo e ainda garantir contratações mais acertadas? Seguindo essas dicas todo o processo fica muito mais fácil! Além disso, ao contar com benefícios como o CDL Empregos, você tem à disposição uma equipe de gestão de pessoas para auxiliar a sua empresa no momento do recrutamento, além de salas para entrevistas, mediante agendamento, para facilitar os processos de R&S da sua empresa.
Se você gostou deste artigo sobre desafios do processo seletivo na empresa, conheça mais sobre a CDL Empregos!