O bem-estar dos colaboradores é um pilar para o sucesso da empresa. Em um ambiente de trabalho saudável, onde as necessidades físicas, emocionais e psicológicas dos colaboradores são atendidas, os resultados da empresa tendem a ser mais positivos e duradouros.
Investir no bem-estar dos funcionários, então, contribui para o aumento da produtividade, fortalece o engajamento e a lealdade da equipe, além de resultar em um ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo.
Sendo assim, práticas que priorizam a saúde, a qualidade de vida e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são importantíssimas para um desempenho excepcional tanto do colaborador quanto da empresa. Quer saber mais? Vem com a gente!
Por que investir no bem-estar dos colaboradores?
Se a sua gestão de pessoas é séria, investir no bem-estar dos colaboradores é, de verdade, o mínimo. É o capital humano que compõe a empresa. No final do dia, quem está representando a marca na linha de frente, em contato com clientes, mostrando os valores da empresa, o nível de qualidade dos serviços e produtos, são eles, entre muitas outras coisas.
Além da valorização do indivíduo enquanto pessoa, temos também esse aspecto, de que quando os colaboradores estão felizes, o trabalho flui melhor e a produtividade aumenta. Caso contrário, os custos com alta rotatividade, absenteísmo, retrabalho, faltas, acidentes de trabalho etc. é elevado.
Isso vai impactar os resultados lá na ponta. Então, por que investir no bem-estar dos colaboradores? Porque a empresa tem dever social de humanizar os empregos e também porque isso torna a empresa competitiva, com reflexo direto nos gastos e nos resultados do negócio.
Como criar um programa de bem-estar dos funcionários?
Para garantir o bem-estar dos colaboradores é interessante ter uma estrutura estabelecida. Antes de qualquer coisa, planeje um processo de recrutamento, seleção e onboarding que já pensa na experiência do colaborador e se compromissa a prestar o melhor cuidado desde o primeiro momento de contato com a empresa. Vamos falar um pouco mais sobre isso nos próximos tópicos!
Ofereça benefícios
Além de um ambiente seguro, equipamentos adequados etc., benefícios como plano de saúde, vale-transporte e vale refeição e/ou alimentação, são importantes. É sobre garantir o básico para os colaboradores. Depois disso, você pode ir aumentando essa lista conforme a empresa pode arcar e os colaboradores expressam contentação ou descontentamento com o que é oferecido.
Atualmente, é possível contratar benefícios mais personalizados de acordo com o que a sua equipe valoriza. Existem opções de cartão benefício, por exemplo, que o próprio colaborador escolhe no que quer usar o valor disponibilizado. É possível encontrar outros benefícios como acesso a academia e recursos de bem-estar também com preço acessível.
Faça um diagnóstico
Se você vai implementar um programa de bem-estar dos colaboradores, precisa analisar a situação para entender quais são os pontos fortes e fracos nesse aspecto. Assim, você vai ter um ponto de partida, saber o que está ausente, o que precisa melhorar, o que precisa terminar e o que precisa começar.
Para isso, você pode coletar dados diretamente da fonte, ou seja, dos seus colaboradores. Aplique pesquisas de satisfação e de qualidade para entender o panorama da organização, o que a equipe pensa sobre as tarefas diariamente, do clima organizacional, das lideranças, enfim, de tudo.
Defina os objetivos
Pesquisas aplicadas, dados coletados, informações na mão, maravilha! Agora é hora de definir os grandes objetivos do seu programa de bem-estar de colaboradores. Se a sua pesquisa, por exemplo, mostra que colaboradores se sentem inseguros ao desempenharem suas tarefas, uma boa solução é melhorar o feedback.
Nesse caso, o grande objetivo pode ser melhorar a comunicação interna, e uma das formas de fazer isso é ter feedbacks constantemente, o que também envolve um relacionamento mais próximo das lideranças. O contraponto a ser pensado é justamente a independência de cada colaborador para executar o próprio trabalho.
Trace as metas
Metas são etapas do objetivo e precisam ser quantificáveis.
Se o objetivo é, ainda seguindo nosso exemplo, melhorar a comunicação interna, podemos definir pelo menos 2 reuniões de feedback mensais com cada colaborador e aumentar a satisfação com a comunicação interna em 20% em 6 meses, conforme pesquisa de satisfação interna.
Essa meta é clara, mensurável e tem um prazo definido. Definindo as metas, conseguimos acompanhar resultados e ajustar ao longo do tempo, remodelando as métricas de acordo com o momento da estratégia.
Trabalhe o clima organizacional
Trabalhar o clima organizacional dentro de um programa de bem-estar dos colaboradores é sobre criar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, onde os funcionários se sentem valorizados e motivados.
Para isso, promova a comunicação aberta, a transparência nas relações e o reconhecimento constante das conquistas. A participação ativa dos colaboradores nas decisões sobre o programa de bem-estar também fortalece o vínculo com a empresa e aumenta o engajamento.
Iniciativas como meditação, ginástica laboral, apoio psicológico e flexibilidade para equilibrar a vida pessoal e profissional deixam tudo mais positivo. Você pode e deve adaptar essas ações ao perfil e aos interesses da sua equipe para aumentar a satisfação.
Abrace a diversidade
Abraçar a diversidade significa reconhecer, valorizar e respeitar as diferenças individuais, sejam elas relacionadas a gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual, ou outras características. Isso vai além de uma questão de inclusão, é um compromisso com a criação de uma cultura mais equitativa e justa.
Ao promover a diversidade, a empresa amplia a troca de experiências e perspectivas, cria um espaço no qual todos se sentem acolhidos e têm oportunidades de crescimento.
Uma cultura que abraça a diversidade também favorece a inovação, pois diferentes visões e vivências alcançando assim soluções mais criativas.
Desenvolva profissionais e pessoas
Ofereça oportunidades de aprendizado contínuo, como treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e programas de mentoria. Assim, a empresa demonstra compromisso com o crescimento de cada membro da equipe.
Além de potencializar as habilidades individuais, esses investimentos servem para o bem-estar dos colaboradores, que se sentem valorizados e reconhecidos.
Nós, da CDL Caxias, estamos sempre pensando em conteúdos para enriquecer os seus conhecimentos. Assine a nossa newsletter para ter acesso de maneira exclusiva!
