Brasil é o penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores. Não faça parte dessa estatística!

Justamente o Brasil, país que é conhecido internacionalmente pela alegria e descontração, ficou bem mal colocado no ranking de uma pesquisa que listou os países com os vendedores mais simpáticos.

Os vendedores brasileiros apareceram em penúltimo lugar no quesito simpatia, perdendo apenas para os japoneses.

Os números da pesquisa, realizada em vários países do mundo, mostram que 97% dos vendedores irlandeses estão sorrindo ao receber o cliente, ou seja, quase todos. No Brasil, esse índice é de 79%.

Ou seja, se esse número for analisado ao pé da letra, 21% dos clientes que entram nas lojas brasileiras são mal recebidos. O que não é nada bom para o negócio, especialmente em um mercado ainda em crise.

Você é dono da loja? Leia neste texto que já postamos por aqui com 6 dicas para motivar a sua equipe a atender melhor o seu cliente.

E ainda, um case caxiense de sucesso, de um associado CDL: Roni Chaves, empresa bonifica os melhores vendedores.

Lembre-se de que você, como líder, precisa dar o exemplo. Não adianta cobrar simpatia e cortesia dos vendedores se você não agir assim com eles. Além disso, lembre-se de investir em treinamentos constantes, que podem ser em formato conversas, com sua equipe, para deixar claro que receber bem o cliente que escolhe a sua loja é fundamental para que ele volte. E que todos ganham quando isso acontece.

É vendedor? Talvez este texto possa te inspirar:
O que faz com que o cliente volte à sua loja?

É claro que todos nós, como humanos, temos dias bons e dias ruins. E nem sempre temos vontade de estar sorrindo o tempo inteiro. Mas na hora de receber o cliente na loja e de dar atenção a ele, tente deixar de lado o que quer que esteja te incomodando. Afinal, o cliente não tem culpa disso.

E você? O que acha da simpatia dos vendedores brasileiros? Ainda temos muito o que melhorar? Comente com a gente!

Deixe uma resposta