Networking: 10 dicas para abrir portas e fazer novos negócios

Separamos 10 dicas para você sair do networking superficial e saber como aumentar as suas conexões de forma a melhorar sua imagem e fazer novos negócios.

  1. Hábitos como sair para tomar um café com alguém no meio de um dia de trabalho ou participar de um happy hour podem não fazer parte da sua rotina agitada de empreendedor, mas saiba que é nesses momentos descontraídos que aparecem novos contatos.
  2. O networking não vai te trazer apenas novos clientes e potenciais colaboradores, mas sim te fazer ter contato com outros empresários, que podem te ajudar a ampliar a sua visão de negócio (e de mundo).
  3. O networking também não é algo criado de uma semana para outra. Construa essa rede continuamente. De quem você quer se aproximar? Quem pode agregar algo a você e seu negócio? Reflita sobre isso.
  4. Mantenha o seu perfil de Linkedin atualizado, poste sobre seus trabalhos (não exagere na quantidade de posts), fique por dentro de o que as suas conexões estão postando.
  5. Não busque os contatos apenas quando você precisa deles! As pessoas percebem isso facilmente. Por exemplo: viu alguma vaga e lembrou de algum conhecido da área? Mande para ele. O Facebook lembrou que é aniversário de um outro contato? Mande os parabéns. Leu um artigo interessante que pode ser relevante a alguém? Mais do que compartilhá-lo em suas páginas, envie para quem pode gostar do texto também. Pequenas gentilezas, mesmo que não te tragam nada em troca imediatamente, fazem a diferença.
  6. Não deixe as pessoas no vácuo. Emails, Whats, mensagens de Linkedin devem ser sempre respondidos. Mostre que você se importa com as pessoas.
  7. E se interesse de verdade por elas: saiba ouvir, além de falar, ao conhecer um novo contato. Conecte-se com a pessoa durante a conversa, e isso só acontece quando você realmente presta atenção ao que ela está dizendo. Lembre-se: faça com que a pessoa tenha algo bom para contar sobre você quando falar de você para alguém.
  8. Nos eventos, como cursos, palestras, feiras, etc, esteja aberto para conversar com as outras pessoas e tenha seu cartão profissional à mão. Não esqueça dos tradicionais (mas ainda muito importantes) olho no olho e aperto de mão. Seja simpático.
  9. Use cada pessoa que você conhece para conhecer uma nova! Assim, a sua rede vai expandir muito. Pense em quem você conhece: quem eles conhecem que podem te ajudar a aumentar a sua rede de contatos e te trazer novos negócios?
  10. Saia de casa. Sabemos que a rotina pode ser bem cansativa e é fácil cair no ritmo casa-trabalho-casa-trabalho, mas é preciso estar em outros locais para criar novas conexões. Para conhecer novas pessoas, saia da frente do computador!

O que acharam das dicas? Que outras táticas vocês recomendam para criar conexões profissionais? Escreva para nós!

Deixe uma resposta