Como negativar um cliente no SPC: dicas e cuidados
A negativação é uma ferramenta para proteger empresários e comerciantes de problemas ligados à inadimplência. Para isso, você precisa dominar o assunto e saber exatamente como negativar um cliente no SPC, sem erros, além de conhecer outras opções para usufruir desse recurso mesmo sem entender muito a respeito dos sistemas de proteção ao crédito.
Pensando no tema, preparamos este texto com informações relevantes que vão ajudar você e sua empresa a realizar esse processo dentro das conformidades legais, de maneira simples e sem muita burocracia, tentando sempre uma negociação amigável com o cliente.
Quer saber mais? Vem com a gente!
Tenha certeza ao negativar um cliente
Ao inserir um consumidor na lista de maus pagadores, há uma maior pressão para que ele quite suas dívidas. Afinal, esse procedimento faz com que o cliente enfrente grandes dificuldades relacionadas à obtenção de crédito, validação de financiamento e empréstimos, por exemplo.
Tendo isso em mente, negativar o nome de um consumidor é um processo que exige muita responsabilidade e que deve ser realizado de maneira bastante cuidadosa. Uma opção é determinar critérios para a negativação ou não negativação, levando em consideração o valor do débito, o tempo que a dívida está em aberto etc.
Mande avisos de notificação
É necessário ressaltar a importância de realizar notificações que tenham por finalidade alertar o consumidor de que seu nome será inserido no SPC. Essa prática é considerada obrigatória pelas empresas. Inclusive, se o processo for realizado sem o prévio aviso, a instituição poderá responder judicialmente pelo seu ato.
Assim, é aconselhado enviar ao menos três avisos para que haja a confirmação de que a pessoa está ciente do caso. Há vários meios de comunicação que podem servir para entrar em contato com o cliente. Um dos exemplos é o envio de um SMS informando que o consumidor será registrado em um cadastro de débito com a empresa.
Espere 30 dias para a inclusão
Antes de mais nada, é preciso lembrar que não existe um prazo mínimo para que a sua empresa insira um nome no SPC. Dessa forma, desde o momento no qual há a inadimplência (quando o cliente não quitou sua dívida no prazo previamente estabelecido), a empresa já pode fazer a inserção do nome no cadastro.
Mesmo assim, agir de forma precipitada certamente não trará ganhos para nenhuma das partes. Por isso, para que haja um melhor relacionamento com o seu cliente, uma das medidas de tratamento da inadimplência é aumentar o prazo, normalmente para 30 dias, a fim de que o consumidor tenha tempo de se regularizar com seu negócio.
Aprenda como negativar um cliente no SPC: passo a passo
Para negativar um cliente no SPC, a empresa precisa seguir alguns passos, levando em consideração a legislação brasileira — mais especificamente o Código de Defesa do Consumidor.
Quando você tem certeza de que a empresa usou todas as alternativas de cobrança, o cliente foi notificado do débito de maneira clara e teve acesso a alternativas que facilitam o pagamento, é o momento ideal para recorrer ao SPC.
Cadastro do cliente na loja
Todas as informações sobre o cliente precisam estar corretas no sistema da loja. Essa medida de conferência, vamos dizer assim, é uma forma de evitar erros na hora do registro da dívida. Então, antes de negativar, confira o cadastro do consumidor e verifique se você tem todas as informações necessárias.
Os dados pessoais para negativar o cliente são: nome completo, CPF, endereço e informações de contato (telefone e e-mail). Falando nisso, você também vai precisar da documentação da dívida. Falaremos sobre o assunto a seguir!
Documento de confirmação da dívida
Com os dados do cliente em dia, vamos aos documentos que confirmam o débito, como contrato assinado, nota fiscal ou qualquer outro comprovante que mostre que o valor está em aberto e que o consumidor tem ciência da dívida. Esse documento é a base legal que justifica a negativação do nome do cliente e é necessário para o processo judicial, caso ele recorra à justiça.
Além disso, você deve ter em mãos a data de vencimento, o valor original da dívida, os juros, as multas, quando aplicáveis, etc.
Acesso ao sistema do SPC
Para negativar um cliente, é preciso ter acesso ao sistema do SPC, mas muitas empresas optam por utilizar os serviços de parcerias especializadas, que realizam essa inclusão. Nessa etapa, todos os dados que falamos acima serão lançados no sistema.
Investir nesse serviço é uma boa ideia, especialmente quando você não tem familiaridade com esse tipo de ambiente virtual.
Atualização e exclusão
Após o pagamento da dívida, o nome do cliente deve ser retirado da lista de negativados no SPC, no prazo máximo de 5 dias úteis. Caso o cliente pague parcialmente, o valor em aberto também precisa ser ajustado.
Assim, você consegue acompanhar bem de perto a real situação do débito. A exclusão do nome do cliente do cadastro de inadimplentes é uma obrigação da empresa que deve ser cumprida para evitar problemas legais.
Fique atento ao prazo para acionar a justiça
Por fim, a empresa também precisa estar atenta ao prazo definido para acionar a justiça, a fim de que possa reivindicar o direito de cobrar a dívida. Esse período corresponde a exatamente os 5 anos em que o nome permanece no cadastro de inadimplentes. Ter essa noção contribui para que os processos sejam conduzidos de forma legal e sem possíveis problemas com a justiça.
Para auxiliar empreendedores, entidades como a CDL dispõem de um registro de clientes que estão em débito com alguma instituição. Esse cadastro pode ser acessado a qualquer momento pelos empresários e lojistas, o que permite a eles ter uma maior segurança na venda pelo crediário.
Conheça a CDL
Essas foram as principais informações sobre como negativar um cliente no SPC. Se você prefere ter mais praticidade nesse processo, vale a pena considerar uma empresa especializada, que levantará todos os dados e negativará o cliente, se esse for o caso.
A CDL Caxias é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de desenvolver seus associados e encaminhá-los rumo ao crescimento. Nós podemos ajudar você a simplificar processos como a negativação de dívidas, garantindo que sua empresa evite problemas e oferecendo outros serviços especialmente desenvolvidos para impulsionar o seu crescimento.
Quer ter acesso a esses benefícios? Preencha o formulário e entraremos em contato!